Ativismo

Como protestar na greve mundial das mulheres?

Redes sociais dão o clima do que pode vir no próximo dia 8 de março

Brasil de Fato | São Paulo (SP)

,
NA / Thomarya (tee) Fergus

Intelectuais e ativistas feministas postaram, no último dia 3 de fevereiro, um chamado à greve geral internacional das mulheres para o próximo dia 8 de março.

Assinado por importantes teóricas, como as estadunidenses Angela Davis e Nancy Fraser, o texto afirma que a Marcha das Mulheres contra o recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve ser apenas o pontapé inicial da revisão de um movimento feminista que se pretenda plural e que reconheça a relevância de relacionar constantemente as condições de gênero, raça e classe das mulheres.

O movimento ganhou adesão mundial, e mulheres de diversos países estão realizando assembleias e se preparando para a greve. No site parodemujeres.com é possível acompanhar mulheres organizadas em mais de 30 países, notícias, atividades e uma série de sugestões de como protestar.

No Brasil, diversas organizações já vinham pautando o tema, que terá como foco central a reforma da Previdência que, entre as diversas mudanças, pretende igualar o tempo de contribuição da aposentadoria das mulheres com a dos homens.

Abaixo, o Brasil de Fato reproduz as sugestões de como participar deste momento e traz alguns avatares de apoio à greve que estão circulando nas redes sociais.

Como protestar?


  • Greve total, parar no trabalho e nas tarefas domésticas e sociais

  • Greve em tempo parcial, parando o trabalho por algumas horas.

  • Caso não seja possível parar no seu trabalho, usar elementos que simbolize a causa, como vestir roupa preta e protestar nas redes sociais

  • Boicote a empresas que usam o sexismo em suas propagandas 

  • Boicotar lugares misóginos

  • Bloquear caminhos e ruas

  • Demonstrações públicas. Marchas, piquetes e escracho.

Nas redes, vale demonstrar o seu suporte usando um avatar de apoio:

    8M Brasil: Greve de Mulheres 

 Avatar #8MGreve Eu Paro

 

      8M Salvador vai parar

 

  Avatar "Eu Paro"

 Avatar International Women's Strike

 

Para mais imagens, acessar o parodemujeres.com