Comemoração

Dia Mundial do Rádio

Neste ano a Unesco escolheu como lema "O Rádio É Você!"

Radioagência Nacional |

Ouça o áudio:

No Brasil existem cerca de 9.973 rádios nas áreas educativa e comercial, e 4.377 rádios comunitárias outorgadas
No Brasil existem cerca de 9.973 rádios nas áreas educativa e comercial, e 4.377 rádios comunitárias outorgadas - Pexels

No Dia Mundial do Rádio, nossa homenagem a todas as pessoas que honram esse veículo como um instrumento de comunicação a serviço de suas comunidades. Não por acaso, neste ano de 2017, a Unesco escolheu um sugestivo slogan para as comemorações: O Rádio É Você! E, na certeza de que o rádio é você, nossa homenagem a todas as Marias que nos emprestaram voz para dar mais força, raça e fé ao nosso trabalho.

Queria homenagear também aquelas que guardam uma estreita relação com o sonho do patrono do rádio brasileiro, o sonho de Roquette Pinto, de fazer do rádio o livro das pessoas que não podem ler. E o meu agradecimento mais que especial à jornalista e escritora Sônia Hirsch, que traduziu em palavras seus mais de 20 livros. E à doutora Lívia Martins, que, nas nossas andanças pela Amazônia, também me ajudou a divulgar outra publicação que é da maior importância, o livro Frutíferas e Plantas Úteis da Vida Amazônica, que é o resultado de uma grande pesquisa feita pelo Cifor (Centro Internacional para Pesquisa Florestal) e a Embrapa Amazônia Oriental.

Inclusive, em um programa sobre nutrição e saúde, doutora Lívia nos emprestou sua voz para atestar a importância dessa publicação. Ela fala que até quem é do Cerrado já o incorporou em várias práticas, como os agricultores que trabalham com a copaíba, por meio da divulgação do livro para as comunidades graças ao seu trabalho. Vamos, então, ouvir a doutora Lívia Martins.

Que lição de saúde que vem de graça! E graças à mata. E eu desejo saúde pra todo mundo que faz das frutíferas e plantas úteis na vida amazônica o pão nosso de cada dia. Saudações amazônicas e até próximo programa.

*Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Edição: ---