Conflito

Após ataque de vereador do MBL, movimentos prestam apoio à vereadora Juliana Cardoso

Ato acontece dias após invasão de assessores de Fernando Holiday ao gabinete da petista

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Eduardo Suplicy discursa durante ato em solidariedade à vereadora Juliana Cardoso
Eduardo Suplicy discursa durante ato em solidariedade à vereadora Juliana Cardoso - José Eduardo Bernardes/Brasil de Fato

Movimentos populares que compõem a Frente Brasil Popular, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, o Movimento dos Atingidos por Barragens, a Central de Movimentos Populares e a Marcha Mundial de Mulheres, reuniram-se na tarde desta quarta (15), em frente à Câmara dos Vereadores de São Paulo, em solidariedade à vereadora Juliana Cardoso (PT-SP). Na última sexta-feira (10), que teve seu gabinete invadido por assessores do vereador Fernando Holiday (DEM-SP). 

Segundo a vereadora, pessoas ligadas a Holiday e ao Movimento Brasil Livre (MBL) invadiram a sala de reunião onde a bancada do PT na Câmara estava reunida. Eles também teriam tentado ofender o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que visitava a bancada do partido.

Em nota, Juliana Cardoso disse que os assessores estavam munidos de celulares e câmeras, fazendo provocações verbais: “A intenção final era escrachar o senador Lindbergh, por isso o levamos em grupo até o seu carro para que ele pudesse sair em segurança".

O ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT-SP), disse que Juliana, "nesse momento, representa a luta, não somente das mulheres, mas a luta por respeito, por democracia".

"O MBL é o movimento que mais atuou de forma racista, misógina e fascista com a nossa presidenta Dilma", lembrou Sônia Coelho, da Marcha Mundial das Mulheres. "Isso é parte do golpe que nós sofremos nesse país, que semeou o ódio contra as mulheres e o racismo", completou.

Cassações

A vereadora entrou com um pedido de cassação do mandato de Holiday, já que ele seria responsável pelas atitudes de seus assessores e pela garantia do direito de livre reunião dos partidos.

Juliana disse, em entrevista exclusiva para o Brasil de Fato, que, após a invasão de seu gabinete, Holiday impetrou um pedido de cassação do mandato da petista por quebra de decoro.

O motivo seria uma discussão entre Juliana e Holiday no plenário da Câmara. "É um mandato que não é só meu, é do Partido dos Trabalhadores, vinculado diretamente com os movimentos sociais e com os grupos de esquerda", afirmou.

"O objetivo deles é acabar com os espaços dos partidos de esquerda no país e agora atacam nos estados e nos municípios", disse Juliana.

Durante sua fala na tribuna da Câmara, Fernando Holiday, afirmou que não será intimidado e desmentiu a vereadora petista. "Ela disse que pessoas ligada ao MBL invadiram seu gabinete, é mentira. Agora tentam me intimidar. Tragam 200, 300 militantes. Não vão me intimidar", bradou.

"Não descansarei enquanto seus assessores não perderem seus empregos", completou Holiday.

Discussão 

Após falas de apoio à vereadora Juliana Cardoso, os manifestantes entraram na galeria da Câmara dos Vereadores para acompanhar a sessão. 

Cerca de quatro manifestantes estavam na galeria em apoio ao vereador democrata, mas foram retirados pela Guarda Civil Metropolitana, após consecutivas provocações aos manifestantes que apoiavam Juliana.

Edição: Camila Rodrigues da Silva