Perguntas e Respostas

A reforma da Previdência já foi aprovada?

A tramitação acelerada da reforma da Previdência desperta muitas dúvidas em quem não acompanha diariamente o tema.

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Reforma da Previdência:  A nova lei já está valendo? A Constituição foi alterada?
Reforma da Previdência: A nova lei já está valendo? A Constituição foi alterada? - Vídeo Perguntas e Respostas

A tramitação acelerada da reforma da Previdência desperta muitas dúvidas em quem não acompanha diariamente o tema. Enviada pelo governo não eleito de Michel Temer (PMDB) em dezembro de 2016, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287, que propõe a alteração do regime de aposentadorias e benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tramita rapidamente no Congresso Nacional. A expectativa do governo é que esta reforma seja aprovada até abril deste ano.

Continua após publicidade

Pela velocidade com que tramita e pelo impacto que poderá causar na vida dos trabalhadores, o Brasil de Fato lançou o convite para que seus leitores enviassem perguntas sobre o tema. Os detalhes do projeto, como a alteração da idade e do tempo de serviço para se aposentar, entre outros pontos ainda nebulosos da reforma, são comentados neste especial.

O economista Fernando Junqueira, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), é o convidado para responder aos questionamentos. Além de se posicionar contrariamente à proposta governista, a entidade - criada como instituto de pesquisa, assessoria e educação do movimento sindical - vem elaborando estudos e notas técnicas para subsidiar a ação parlamentar e do movimento popular contra as alterações.

O resultado você confere na série de vídeos curtos "Perguntas e Respostas - Reforma da Previdência". O primeiro responde à pergunta feita pelo Twitter do leitor Diego Mendes: "A nova lei já está valendo? A constituição foi alterada?"

A resposta e o detalhe da tramitação da PEC, o economista fala no vídeo a seguir:

 

 

 

Edição: Vivian Fernandes