Curiosidade

Existe vida fora da Terra?

Nasa apresentou novas descobertas em planetas que não orbitam ao redor do sol

Radioagência Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Foram encontrados sete planetas na órbita da estrela TRAPPIST-1
Foram encontrados sete planetas na órbita da estrela TRAPPIST-1 - Nasa/JPL-Caltech

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (Nasa, na sigla em inglês) apresentou neste mês de fevereiro, novas descobertas em planetas que não orbitam ao redor do sol, mas sim em outras estrelas, conhecidos como exoplanetas.

Foram encontrados sete planetas na órbita da estrela TRAPPIST-1, todos eles com características e tamanho semelhantes ao da Terra. Em princípio, eles permitiriam a presença de água líquida e, portanto, de algum tipo de vida. Destes sete planetas, três foram considerados gêmeos da Terra, por eles estarem na chamada zona habitável de sua estrela, e também acredita-se que eles são mundos rochosos.

A Radioagência Brasil de Fato aproveita este anúncio para falar sobre alguns fatos curiosos astronômicos.

Até o momento, foram confirmados quase 1.800 novos mundos, e há cerca de 3.000 que ainda devem ser confirmados. À diferença daqueles encontrados no sistema TRAPPIST-1, a maioria dos planetas descobertos até agora são gigantes de gás quente.

Um ano em Vênus (que é o tempo que este planeta leva para dar uma volta em torno do sol) é de aproximadamente 224 dias da Terra. Ao mesmo tempo, neste planeta, que é o segundo mais próximo do sol, o tempo entre um nascer do sol e outro é de pouco mais de 116 dias terrestres.

Uma outra curiosidade é que você se torna mais alto no espaço. Isto porque na microgravidade a coluna vertebral se endireita, pois a gravidade não está empurrando você para baixo. Assim, você pode chegar a ser até 5 centímetros mais alto na Estação Espacial.

O planeta mais quente do nosso sistema não é o que fica mais próximo do sol. Embora Mercúrio fique mais próximo, ele não tem atmosfera. Isto significa que ele é apenas quente durante o dia, quando o sol bate direto no planeta. Nesta fase, as temperaturas podem atingir cerca de 425°C, mas à noite a temperatura do planeta pode cair até -180°C.

O planeta mais quente é Vênus. Suas nuvens grossas prendem o calor do sol que faz com que Vênus tenha 500°C o tempo todo!

A palavra astronauta vem da palavra grega "Astron", que significa estrela e "nautes", que significa marinheiro. O cosmonauta russo tem um significado semelhante, partindo da palavra "kosmos" que significa universo e novamente "nautes" marinheiro.

O primeiro ser vivo que orbitou a Terra foi a cadela Laika, em 3 de novembro de 1957, a bordo da nave soviética Sputnik 2.

----

Fatos Curiosos da História

Locução: Mayara Paixão

Produção: Mauro Ramos

Sonoplastia: Jorge Mayer

Edição: Vivian Fernandes