DE OLHO NO BRASIL

Imprensa mundial destaca machismo de Temer

Depois de discurso de Temer, Forbes publica reportagem mostrando que lugar de mulher é "na ciência e onde ela quiser"

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Enquanto mulheres marchavam por mais direitos, presidente Temer fez discurso reduzindo papel da mulher ao lar
Enquanto mulheres marchavam por mais direitos, presidente Temer fez discurso reduzindo papel da mulher ao lar - Foto: Rede Brasil Atual (São Paulo)

A imprensa internacional ridicularizou o polêmico discurso de Michel Temer sobre o Dia Internacional da Mulher, em que destacou o papel da mulher no lar, no cuidado dos filhos e no controle de preço do supermercado.

Logo após o incidente, a revista Forbes publicou uma reportagem que mostra que o campo de atuação das mulheres do Brasil vai muito além daquele desempenhado como dona de casa.

A produção científica brasileira é a que tem maior igualdade de gênero em comparação com outros países, diz a Forbes. As mulheres produzem quase 50% dos artigos científicos publicados por brasileiros. A revista usa como fonte de informação um estudo que compara 12 países e divulgado pela comunidade científica dos Países Baixos.

“Notícia surpreendente hoje: as mulheres brasileiras estão liderando o mundo quando se trata de produção científica, superando o ranking dos Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia”, diz a reportagem da Forbes, uma das mais importantes revistas econômicas dos Estado Unidos.

A repercussão foi mundial, e o jornal mais lido do mundo, The New York Times, não deixou a polêmica passar em branco. "Brasileiro Temer irrita mulheres com elogio às suas habilidades no supermercado".

Outra importante publicação americana, o jornal Washington Post falou sobre o tema. “Coletivos de mulheres não gostaram do elogio feito no discurso do Dia Internacional da Mulher em que Michel Temel diz que o papel das mulheres é 'cuidar de casa, nutrir a família e verificar preços em supermercados'”, afirma o jornal.

Mesmo jornais conservadores, como o argentino La Nación, deu a notícia em tom de denúncia. “Michel Temer destacou o papel da mulher no supermercado. O presidente do Brasil foi acusado de machismo nas redes sociais”, dizia a chamada da matéria.

O El País, da Espanha, publicou uma reportagem com o seguinte título: "O presidente do Brasil reduz o papel da mulher à casa e ao supermercado".

No Reino Unido, os jornais Telegraph e Independent também mencionaram o impopular discurso de Temer. Telegraph lembrou ainda que o presidente acabou com o Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e, depois de assumir o poder, montou um governo inteiramente masculino.

Já o alemão Frankfurter Allgemeine afirmou que o suposto elogio se voltou contra Temer. “Especialistas em trabalho doméstico, crianças, compras: Michel Temer só quis fazer um cumprimento às brasileiras no Dia das Mulheres, mas a tentativa do presidente brasileiro saiu pela culatra”, diz a manchete.

Meios de comunicação de alcance internacional como rede de TV CNN e a agência de notícia Associated Press também repercutiram o discurso, classificando-o como “machista”.

Edição: Camila Rodrigues da Silva