Fatos Curiosos

Escolas sem classes e sem gêneros? Conheça alguns modelos pelo mundo

Acompanhe alguns exemplos de instituições que diferem do modelo padrão de ensino

Radioagência Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Na Índia, professora criou modelo escola que funciona nas estações de trem
Na Índia, professora criou modelo escola que funciona nas estações de trem - Divulgação

Tem uma parte da vida em que a rotina é, quase sempre, parecida: a da escola. Aqui no Brasil, apesar das grandes desigualdades entre o ensino público e privado, essa etapa é muito semelhante para a maioria. Em geral, são poucas as instituições que saem do modelo padrão de ensino. Mas, mundo a fora, são muitos os exemplos curiosos, pelo menos pra gente, nas escolas.

Continua após publicidade

No Japão, por exemplo, os alunos descansam depois das aulas, mas também são responsáveis por fazer a faxina da escola. Todos os dias, cada grupo limpa um local, ao longo do mês. E não para por aí! A comida é preparada por cozinheiras. Mas cada semana, um grupo de estudantes serve a comida aos colegas, organiza o que foi usado e devolve na cozinha.

E já pensou uma escola que funciona em estações de trem? É isso mesmo. Em Orissa, um estado na India, uma professora fez com que as estações se tornassem uma espécie de escola ao perceber que as crianças tomavam conta desses espaços para pedir esmola aos passageiros. A "Train Platform School", ou seja, a Escola na Plataforma de Trem começou em 1985. O projeto foi iniciado em apenas uma estação, mas já conta com mais de 4 mil estudantes.

Quando o quesito é o respeito às diversidades, uma escola em Kampang, na Tailândia, saiu na frente. O diretor da instituição, sabendo que estudantes transexuais não se sentiam confortáveis e eram muito importunados por colegas ao usar os banheiros tidos como "masculino" ou "feminino", criou um banheiro especial, que tem na porta um boneco metade rosa, metade azul, para que os alunos transexuais escolham qual querem usar.

Já na Escola da Ponte, em Portugal, a divisão em classes escolares de acordo com a série passa longe da realidade. Lá, os alunos e alunas estudam em grupos heterogêneos e todos os temas relevantes para a comunidade escolar são discutidos e resolvidos por meio de deliberações em assembleias.

E em São Paulo, uma escola municipal, a Desembargador Amorim Lima, na região do Butantã, também segue esse modelo democrático.

Diferente, né? E esses são apenas alguns exemplos curiosos nas escolas pelo mundo.

__

Fatos Curiosos da História

Produção: Mayara Paixão

Locução: Norma Odara

Sonoplastia: Jorge Mayer

Edição: Daniela Stefano