RESISTÊNCIA

Frente Brasil Popular BH decide manter protesto dia 31

Dia de mobilização serviria como “aquecimento” para greve geral, afirmam organizadores

Belo Horizonte |
Atividade municipal aconteceu na terça (21), na capital mineira
Atividade municipal aconteceu na terça (21), na capital mineira - Divulgação

A movimentação contra a Reforma da Previdência em Minas Gerais parece estar esquentando. Depois de ter sido uma das capitais com maior número de pessoas na manifestação do dia 15 de março – 150 mil pessoas – a Frente Brasil Popular mantém data de protesto para dia 31 de março em Belo Horizonte, às 17h, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

As lideranças das organizações da Frente acreditam que uma nova etapa de protestos se iniciou no Brasil, com o tema central da Reforma da Previdência. “O dia 15 teve um caráter diferente de todos os movimentos de massa de 2013 para cá. Por onde a gente circulou, no metrô, ônibus, vigilância das ruas, bancos, todo mundo apoiou a greve e se colocou à disposição para participar das lutas”, afirma o integrante da coordenação nacional do Movimento de Atingidos por Barragens e da secretaria operativa da FBP MG, Joceli Andrioli.

Essa seria também a indicação de que uma greve geral poderá se tornar realidade, uma novidade nas últimas décadas. A aposta é o incentivo à organização de protestos no dia 31 nos estados, que vão desde ações de jejum a paralizações de rodovias.

Estratégias de divisão

Integrantes da Frente Brasil Popular mostram-se preocupados também com táticas que o governo deve usar para diminuir as manifestações de rua. Segundo Joceli, retirar os trabalhadores rurais e os servidores públicos da Reforma é um dos indícios. Outro, é o prolongamento do tempo de votação da Reforma da Previdência.

Ações em Belo Horizonte

No dia 28 de março será realizada uma assembleia dos trabalhadores da educação na ALMG, organizada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE), que estão em greve desde 15 de março. Depois da assembleia, está previsto um ato com professores estaduais, federais, municipais e da rede particular contra a Reforma da Previdência.

Em 31 de março, dia em que se completam 53 anos do golpe militar no Brasil, acontece o ato Contra a Reforma da Previdência às 17h na ALMG, organizado pela FBP. Nos dias 31 de março e 1º de abril será realizado um Congresso Extraordinário da Central Única dos Trabalhadores (CUT MG), com o objetivo de organizar a mobilização contra as reformas da previdência, trabalhista, terceirização e privatização de serviços públicos.

Edição: Joana Tavares