Idioma

OK! Conheça a origem de uma das expressões mais utilizadas do mundo

Conheça as diversas hipóteses sobre a origem da expressão talvez mais utilizada no mundo

Radioagência Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Uma das hipóteses afirma que a expressão OK, provém de "okeh", da língua da tribo indígena Choctaw
Uma das hipóteses afirma que a expressão OK, provém de "okeh", da língua da tribo indígena Choctaw - d97jro/Pixabay

Qual a origem da expressão OK? O termo disseminado mundialmente pelos estadunidenses e talvez um dos mais utilizados no mundo nasceu no inglês ou tem origens na África?

São muitas as teorias sobre onde teria surgido o termo que significa "tudo bem" e que começou a ser disseminado em meados do século 19.

Acredita-se que a expressão começou a ser utilizada informalmente, fora da norma culta do inglês, vários anos antes de aparecer nos jornais.

Segundo uma das hipóteses, a expressão OK teria vindo da nação indígena Choctaw. Os indígenas estadunidenses utilizavam a palavra okeh, que significa “é isso”. De acordo com alguns especialistas, os primeiros exploradores do ocidente americano falavam a língua dos Choctaw no século 19. E o idioma teria se espalhado por todo o país.

Mas, a expressão pode ter origem mais improvável, sendo derivada da expressão escocesa och aye ou do grego ola kala, que significa "é bom".

Há ainda quem defenda que o termo nasceu em homenagem a Cayes, um porto no Haiti que tinha reputação de ter bom rum. Assim, aux Cayes significaria algo positivo. No mesmo sentido, outra variante é au quai, do francês, que significa "para o cais" e era supostamente utilizada por estivadores franceses.

Uma outra teoria ainda aponta que o termo se originou entre as pessoas escravizadas da África Ocidental e representa uma palavra que significa "tudo bem, sim" em várias línguas dessa região. Alguns acadêmicos acham que a origem pode estar na palavra da língua Bantu waw-kay ou em o ke da língua Mande.

Apesar de todas essas teorias, a explicação mais provável é que o termo tenha surgido de uma abreviação de orl korrekt, uma versão mal escrita de "tudo correto" em inglês, algo que era comum nos EUA na década de 1830.

As referências escritas mais antigas dessa expressão encontram-se em um slogan utilizado pelo partido Democrata nas eleições presidenciais de 1840, quando apoiadores do candidato Martin Van Buren criaram o 'OK Club'. Isso, sem dúvida, ajudou a popularizar o termo, embora não tenha reeleito o presidente Van Buren.

-----

Fatos Curiosos da História

Locução: Vanessa Martina Silva

Produção: Mauro Ramos

Sonoplastia: André Paroche

Edição: Vanessa Marina da Silva