Minas Gerais

MINAS GERAIS

Associação de Teatro de Uberlândia celebra o Dia Internacional do Teatro

Evento vai reunir grupos e artistas da cidade nos dias 25, 26, 31 de março, 01 e 02 de abril

Brasil de Fato | Uberlândia (MG) |
Espetáculo do Grupo Trupe de Truões: Zapato busca Sapato
Espetáculo do Grupo Trupe de Truões: Zapato busca Sapato - Valter Coutinho

A Associação de Teatro de Uberlândia (ATU) inaugura sua nova gestão com uma intensa semana de atividades culturais. O evento, que será realizado nos dias 25, 26, 31 de março, 01 e 02 de abril, é uma ação proposta em parceria com grupos, espaços e artistas locais. Os profissionais da cultura envolvidos pretendem celebrar o teatro por meio de apresentações cênicas e da retomada do Sarau Cultural, que pretende reconectar a instituição com a comunidade uberlandense e levantar recursos para a entidade com o apoio dos artistas locais.

O Dia Internacional do Teatro é comemorado mundialmente no dia 27 de março e no Brasil esta data também celebra o Dia Nacional do Circo. A comemoração já foi realizada por gestões anteriores da ATU e por diferentes grupos de teatro nos últimos anos. Segundo o presidente da instituição, Ricardo Augusto, “a comemoração é uma forma de mostrar parte da produção realizada por artistas que vivem na cidade de Uberlândia, com preço popular para o público. Além disso, é uma possibilidade de celebrar e reunir pessoas que fazem, assistem e gostam de teatro.”.

Com quase 40 anos de história, a ATU contribuiu para a produção, formação e fruição teatral local. Já realizou projetos que fomentaram a criação de espetáculos, mostras profissionais com grupos convidados e selecionados de todas as regiões do Brasil. Também foram realizadas atividades formativas para seus associados. A atual gestão vem retomando alguns projetos importantes e acrescentando novas ideias, além de reestruturar e qualificar o espaço por eles habitado, com sede na Rua Olegário Maciel, 255, Centro.

O evento foi idealizado no início deste ano. “Está sendo um ótimo início de gestão uma vez que a classe artística está se unindo pela entidade. Toda a equipe envolvida nas atividades está doando seu trabalho para que possamos levantar recurso financeiro para pagamento de dívidas da ATU, e assim darmos início a retomada de ações que já contribuíram e ainda podem contribuir significativamente para a produção teatral da cidade de Uberlândia. Não podemos perder de vista que o teatro acontece por meio do encontro, onde pessoas se reúnem para se divertirem e pensar formas diferentes de existência no mundo. O teatro tem esse poder, e numa época em que estamos presenciando vários acontecimentos de intolerância, o teatro pode contribuir para o respeito à diversidade e fortalecimento do sentimento de coletividade”, afirma Ricardo Augusto.

Edição: Joana Tavares