Alimentação

Consumo do leite e derivados é importante para nutrição

Alimento é relacionado a menor risco de desenvolvimento de problemas de saúde

Brasil de Fato

,

Ouça a matéria:

Estudos têm mostrado efeitos promissores entre o consumo de leite e derivados / Reprodução

 O leite é um dos principais alimentos que fornecem cálcio na nutrição humana segundo a FAO, sigla em inglês para a Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura. O consumo de leite e de seus derivados fornece proteínas e minerais essenciais à promoção do crescimento e manutenção da vida para o ser humano.

Para a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, o consumo habitual desses alimentos é recomendado para atingir uma ingestão adequada de cálcio, um mineral que é fundamental para a formação e a manutenção da estrutura óssea do organismo.

O principal carboidrato presente no leite é a lactose. Esse açúcar contribui no aumento da absorção intestinal de cálcio, magnésio e fósforo presentes no leite, assim como na utilização de vitamina D pelo organismo. Esses micronutrientes são importantes no que diz respeito ao metabolismo ósseo.

A caseína, presente no leite, é uma proteína de alto valor biológico, fonte de aminoácidos essenciais, necessários para o crescimento e manutenção dos tecidos do organismo.

O consumo destes alimentos também está associado a um menor risco de desenvolvimento de problemas de saúde como síndrome metabólica, hipertensão, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer, como o de cólon. 

Estudos têm mostrado efeitos promissores entre o consumo de leite e derivados e seu efeito no gerenciamento do peso corporal, devido à libração de hormônios que estimulam a saciedade.

Para indivíduos que precisam ingerir 2.000 quilocalorias por dia, de acordo com a Pirâmide Alimentar adaptada à população brasileira, é recomendado o consumo diário de três porções de lácteos como forma de contribuir para que sejam atingidas as reocmendações diárias de cálcio e proteínas para a manutenção da saúde.

*Com informações da pesquisa A Importância do consumo de leite no atual cenário nutricional brasileiro, da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN). 

Edição: Daniela Stefano