ATO POLÍTICO

Bloco vai às ruas denunciar "O país das mentiras" neste 1º de abril

O Cordão da Mentira, bloco carnavalesco, homenageia Carlos Marighella e repudia as farsas da democracia brasileira

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Desfile do bloco nas ruas no ano passado
Desfile do bloco nas ruas no ano passado - Cordão da Mentira

Neste sábado, 1º de abril, data conhecida como "Dia da Mentira" e que, no Brasil, marca o golpe militar instaurado em 1964, o bloco carnavalesco Cordão da Mentira vai às ruas pelo sexto ano consecutivo fazer uma intervenção estética e um escracho denunciando a violência de Estado e a opressão contra as classes populares. Neste ano, o tema do bloco é "O país da Mentira".

"Iremos para a rua carnavalizando as farsas de nosso cotidiano: a mentira da democracia, a mentira do país de todos, a mentira do Estado de direito, a mentira da meritocracia, a mentira da democracia racial, a mentira do pensamento livre, a mentira do país do futuro", dizem os organizadores, na descrição do evento no Facebook.

O bloco, que desfilou pela primeira vez em 2012 discutindo as heranças da Ditadura Militar no cotidiano brasileiro, pretende versar e cantar sobre temas cruciais para a transformação da sociedade brasileira.

Composto por sambistas, grupos de teatro, coletivos culturais e artísticos, militantes e movimentos populares, o bloco realiza pela primeira vez o desfile na Avenida Paulista, um dos locais que concentra grande parte do empresariado de São Paulo.

No ano em que se completam 53 anos desde o golpe, o Cordão da Mentira também homenageará Carlos Marighella, militante, político e poeta brasileiro, e um dos principais organizadores da resistência contra o regime militar, assassinado pela polícia em 1969, em meio a uma emboscada.

>>> Serviço:

O país da mentira — 6º Desfi&scracho do Cordão da Mentira

Data: 1º/04/2017

Horário: 16h

Local: Concentração – Museu de Arte de São Paulo (Masp)

Edição: Vivian Fernandes