Saúde

Preço dos medicamentos pode subir até 4,76%

Aumentos podem ser aplicados em cerca de 19 mil medicamentos

Radioagência Nacional | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

A partir de agora, os preços dos remédios podem ficar mais caros até 4,76%
A partir de agora, os preços dos remédios podem ficar mais caros até 4,76% - Agência Brasil

A partir de agora, os preços dos remédios podem ficar mais caros até 4,76%.

Continua após publicidade

Resolução do Conselho de Ministros da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, autoriza os índices do reajuste anual de preços de medicamentos para 2017, que variam de 1,36% a 4,76%.

De acordo com a resolução, o reajuste máximo permitido é o seguinte: nível 1: 4,76%; nível 2: 3,06; e nível 3: 1,36%.  Os niveis dizem respeito a classe dos remédios terapêuticos e a participação dos genéricos em faturamento em cada um deles. Ou seja, nas categorias com maior número de genéricos, como existe mais concorrência, o aumento pode ser maior. 

O Sindusfarma , Sindicato da Indústria Farmacêutica informou, por meio de nota, que os índices de reajuste não repõem a inflação passada, medida pelo IPCA - Índice de Preços ao Consumidor Amplo no acumulado de 12 meses, de março de 2016 a fevereiro deste ano. Segundo a nota, o reajuste anual de preços fixado pelo governo poderá ser aplicado em cerca de 19 mil medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro.

 

Edição: Radioagência Nacional