Todo o país

Professores argentinos paralisam em resposta à repressão policial

Após a ação violenta da polícia contra os docentes, a Confederação de Trabalhadores da Educação da Argentina anuncia ato

|
Paralisação desta terça (11) também se insere no contexto de manifestações por melhorias salariais
Paralisação desta terça (11) também se insere no contexto de manifestações por melhorias salariais - Crónica Viva

A Confederação de Trabalhadores da Educação da Argentina (Ctera) realiza nesta terça-feira (11) uma paralisação nacional de 24 horas em repúdio à repressão que sofreram no último domingo (9), quando dezenas de professores, ao tentarem armar uma barraca em frente ao Congresso, foram duramente reprimidos.

“Decidimos realizar uma paralisação nacional de 24 horas contra a repressão. Esta medida foi tomada porque não vamos permitir que se reprima os trabalhadores e as trabalhadoras. Não se toca em um professor, em um trabalhador, não se reprime um protesto social. Não vamos aceitar a repressão em silêncio”, anunciou Sonia Alesso, representante da Ctera.

Os sindicatos convocaram a paralisação durante uma reunião na segunda-feira (10), logo após a repressão com gás de pimenta e cassetetes cometida pela polícia da cidade de Buenos Aires e pela Polícia Federal.

A dirigente sindical apontou ainda que, na quarta-feira (12), os docentes iriam realizar atividades nas escolas para debater o conflito com os pais e estudantes.

A convocatória sobre uma nova paralisação docente ocorre em meio a um conflito sindical que mantinha parcialmente paralisado o início das aulas na província de Buenos Aires e que havia implicado em sete paralisações nacionais.

Professores de várias zonas do país – principalmente da província de Buenos Aires, que concentra mais de um terço da população argentina – reivindicam, por meio de marchas e paralisações, um reajuste salarial de 30%, equivalente à inflação prevista para este ano.

Edição: Telesur | Tradução: Vivian Fernandes