Tecnologia

Conheça os riscos de uma excessiva exposição nas redes sociais

Uma dica é evitar conversas pessoais em locais em que o registro fica visível para todos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Outra sugestão é não divulgar fotos que exponham detalhes do dia a dia
Outra sugestão é não divulgar fotos que exponham detalhes do dia a dia - Arquivo/ABr

Hoje em dia é praticamente impossível a gente não usar pelo menos uma rede social.

É Facebook, Twitter, Youtube, Instagram, e tantas outras que aparecem por aí.

Continua após publicidade

Não dá para negar que elas são importantes fontes de informação, de momentos de descontração e de interação com a família e amigos.

Continua após publicidade

Mas é preciso prestar muita atenção para não correr riscos desnecessários.

Continua após publicidade

Você já parou para pensar no tipo de informação que está compartilhando nas redes sociais? E se as suas publicações podem trazer algum risco para você e para os que estão próximos de você?

Às vezes, a intenção é ótima, mas a gente acaba esquecendo que as nossas publicações alcançam muito mais que apenas nossos familiares e amigos.

Uma foto, um vídeo ou até mesmo um simples comentário publicado pode transformar a vida de uma pessoa. Algumas vezes de uma maneira positiva, mas muitas vezes de uma maneira negativa e até mesmo perigosa.

Por isso, é preciso ter muito cuidado. Fique atento a algumas dicas simples.

Evite ao máximo ter conversas pessoais em locais onde o registro fica visível para todos, principalmente na hora de passar dados como seu endereço, telefone, número de documentos ou dados bancários. Divulgando abertamente esse tipo de informação você está mais exposto a golpes e fraudes.

Não divulgue fotos que exponham detalhes do seu dia a dia ou de sua família.

Lembre-se sempre que rede social não é local seguro para guardar ou divulgar informações pessoais. No Facebook, por exemplo, dependendo das configurações de privacidade de seu perfil, cada vez que alguém curte ou comenta algo que você publicou, essa informação passa a ser visível também para todos os amigos dessa pessoa.

Continua após publicidade

Portanto, quando for publicar algo, tenha em mente sempre que em algum momento aquilo pode vir a se tornar público, seja por uma vulnerabilidade da própria rede ou até mesmo por meio de alguma pessoa que está na sua lista de amigos.

Continua após publicidade

A internet está cada vez mais presente em nosso dia, é nossa fonte de informação, mobilização e nos aproxima das pessoas que gostamos. Mas é necessário ter consciência dos riscos, ser cuidadoso e orientar nossos familiares e amigos a também se protegerem, para que todos tenhamos melhores experiências no uso da Internet.

Edição: Brasil de Fato