Rádio

Jornada de Lutas do MST é destaque no Programa Brasil de Fato deste sábado (22)

Preparativos para greve geral de 28 de abril também será tema desta edição

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Os programas estrearam no dia 4 de março deste ano e todas as edições estão disponíveis na Radioagência Brasil de Fato
Os programas estrearam no dia 4 de março deste ano e todas as edições estão disponíveis na Radioagência Brasil de Fato - Arte: Gabi Lucena/Brasil de Fato

Cerca de 25,5 mil pessoas participaram das ações da Jornada Nacional de Luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que ocorre todos os anos, o chamado Abril Vermelho. Mais detalhes sobre essas ações, que têm como objetivo reposicionar a pauta da reforma agrária na agenda do país, serão apresentados no Programa Brasil de Fato em rádios de São Paulo e Pernambuco.

Continua após publicidade

Das 7h às 8h, os pernambucanos acompanham a programação direto de Recife na Rádio Globo 720 AM, com reprise no domingo no mesmo horário. Para quem está em São Paulo, a sintonia é a Rádio 9 de Julho 1600 AM. No sábado, entre 12h20 e 13h, com reprise no domingo às 6h20.

Também nesta edição, os ouvintes conferem o segundo capítulo do radiodocumentário sobre os 21 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás. No dia 17 de abril de 1996, no estado do Pará, 21 sem-terra foram mortos por policiais militares em uma ação para desocupar a rodovia PA-275, que tinha um trecho interditado para reivindicação de reforma agrária. O capítulo mostra as marcas físicas, psicológicas e sociais que ainda hoje persistem entre os sobreviventes.

As categorias que já aprovaram participaram na greve geral do dia 28 de abril, convocada por centrais sindicais, também estão na pauta do programa. A paralisação tem como objetivo impedir que sejam aprovadas as reformas trabalhista e da Previdência propostas pelo governo golpista de Michel Temer.

Ouça as edições que foram ao ar no dia 15 de abril:

Pernambuco

São Paulo

Edição: Brasil de Fato