Aposentadoria

Espaço para vozes contrárias à reforma da Previdência na mídia é raro, aponta estudo

A Ong Repórter Brasil analisou os três principais impressos e os dois maiores telejornais

São Paulo |

Ouça o áudio:

Protesto contra reforma da Previdência
Protesto contra reforma da Previdência - Emilson Silva (UNE)

Os principais veículos de informação do país fizeram uma cobertura positiva da proposta de Reforma da Previdência enviada pelo governo golpista de Michel Temer ao Congresso Nacional, deixando pouco espaço para opiniões divergentes. É o que aponta o levantamento realizado pela Ong Repórter Brasil.

Os veículos das organizações Globo foram os menos críticos: 91% do tempo dedicado ao tema pela TV Globo e 90% dos textos publicados no jornal O Globo foram alinhados à proposta do Palácio do Planalto. Nos impressos O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, 87% e 83% dos conteúdo fizeram uma cobertura positiva. O Jornal da Record foi o mais equilibrado, com 62% do tempo sendo favorável à Reforma.

Para chegar a essa conclusão, a Repórter Brasil analisou mais de 400 textos dos três jornais de maior projeção nacional e 45 minutos de matérias dos dois principais telejornais

Em uma análise mais qualitativa do material, o estudo aponta ainda que, na TV e nos jornais, sobressai o tom alarmista, seguindo a ideia de que todos os setores do país precisam de dar sua “cota de sacrifício” para resolver o problema. Predomina a ideia de que, sem a aprovação da proposta, a Previdência vai quebrar e, no futuro próximo, engolirá o orçamento.

Assim como nas propagandas veiculadas pelo governo, a mídia reverbera que não sobrará dinheiro para o básico: saúde, educação e segurança. 

No Jornal Nacional, dos 29min54s de cobertura do tema, apenas 9% do tempo foi dedicado a fontes ou dados contrários à Reforma da Previdência.

 

 

Edição: Anelize Moreira