Trabalho

Desemprego cresce em São Paulo e Distrito Federal

Salvador é a única capital a registrar saldo positivo nos últimos 12 meses

|

Ouça o áudio:

Dados fazem parte de pesquisa realizada pelo Dieese
Dados fazem parte de pesquisa realizada pelo Dieese - Agência Brasil

Os dados mostram que aumentou a taxa de desemprego entre fevereiro e março em duas das quatro regiões pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O número de desempregados cresceu em São Paulo e no Distrito Federal, mas manteve-se estável em Porto Alegre e caiu em Salvador.

No Distrito Federal, a taxa passou de 20% em fevereiro, para os atuais 20,7%. Em números absolutos, significa que o número de desempregados na capital aumentou 14 mil em relação ao mês anterior, somando 336 mil pessoas. Comparado a março do ano passado, quando a taxa de desemprego era de 17,1%, o aumento é de mais de 3 pontos percentuais.

Na região metropolitana de São Paulo, a taxa saiu de 17,9% em fevereiro, para 18,5%, totalizando cerca de 2 milhões de desempregados na região. O setor mais afetado foi o da construção civil, que fechou 17 mil postos de trabalho.

Já em Porto Alegre, o índice manteve-se o mesmo entre fevereiro e março, atingindo 10,8% da população economicamente ativa da capital gaúcha.

Em Salvador, houve um aumento no número de postos de trabalho, e o desemprego caiu 0,8 ponto percentuais, passado de 24,7% em fevereiro, para 23,9% em março. A capital baiana também é a única a registrar saldo positivo nos últimos 12 meses com queda de 1% na taxa de desemprego.

Edição: Radioagência Nacional