Lava Jato

Lula depõe hoje em Curitiba; apoiadores do ex-presidente ocupam Curitiba

Interrogatório será no prédio da Justiça Federal; mobilizações em defesa do petista aumentam pelas ruas da capital

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Lula emerge como liderança em todas as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2018
Lula emerge como liderança em todas as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2018 - Ricardo Stuckert

Nesta quarta (10), às 14h, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) depõe ao juiz Sergio Moro no âmbito da operação Lava Jato. O interrogatório acontecerá no prédio da Justiça Federal, no bairro Ahú, em Curitiba (PR).

Pelas ruas da cidade, cresce a mobilização em defesa do ex-presidente, que emerge como liderança em todas as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2018.

Continua após publicidade

Desde terça (9), trabalhadores e trabalhadoras do Paraná e de diversos outros estados estão acampados em um terreno nos fundos da rodoferroviária da região. O local é a concentração dos atos da Jornada Nacional de Lutas em defesa da democracia e em apoio ao ex-presidente, organizada pela Frente Brasil Popular.

Continua após publicidade

Há a expectativa da presença de Lula em um ato político marcado para às 18h, com convidados e lideranças dos movimentos, na Praça Santos Andrade, região central da capital paranaense.

Continua após publicidade

Políticos como os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Gleisi Hoffmann (PT-PR), a vereadora de São Paulo Juliana Cardoso (PT-SP), os deputados federais Paulo Teixeira (PT-SP) e Maria do Rosário (PT-RS), a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) e a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral, já estão em Curitiba para prestar apoio à Lula.

A ex-presidenta eleita, Dilma Rousseff, também vai acompanhar de perto o depoimento. Ela deve desembarcar na capital paranaense por volta de 10h30.

Depoimento

Durante o depoimento, que acontece sob o âmbito da acusação de que a empreiteira OAS teria reservado um apartamento triplex no Guarujá (SP) para o ex-presidente, estarão presentes, além de Lula e Moro, o advogados de defesa, representantes do Ministério Público e um servidor, que redige o texto do depoimento. No caso específico da Operação Lava Jato, também há a participação de dois procuradores da força-tarefa que investigam o esquema.

A pedido do advogado de defesa do ex-presidente, Cristiano Zanin, também estará presente o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Andrey Salmazo Poubel. De acordo com o ofício que protocolou o pedido, o objetivo é "resguardar as prerrogativas inerentes ao livre exercício da advocacia".

Todos os depoimentos serão gravados em vídeo, com uma única câmera fixa no réu, e disponibilizados horas depois. A defesa de Lula também solicitou fazer sua própria gravação do interrogatório, mas teve a permissão negada por Moro.

Continua após publicidade

A negativa foi amplamente criticada por movimentos populares e também pela Frente Brasil de Juristas pela Democracia (FBJD).

Continua após publicidade

Em nota nesta terça-feira (9), a entidade argumentou que "a forma pela qual as gravações têm sido feitas, centrando o registro apenas na imagem fixa e nas respostas do depoente, somando-se aos vazamentos seletivos, fere o sentido da prerrogativa legal do registro fidedigno e pode dar azo a alegações de cerceamento de defesa".

Edição: Camila Rodrigues da Silva