Reforma Agrária

Entenda o que foi a Segunda Feira Nacional da Reforma Agrária do MST

Evento ocorreu entre os dias 4 e 7 de maio, em São Paulo, e foi acompanhado por 170 mil pessoas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Feirante expõe seus produtos na II Feira Nacional da Reforma Agrária, que ocorreu no último final de semana em São Paulo
Feirante expõe seus produtos na II Feira Nacional da Reforma Agrária, que ocorreu no último final de semana em São Paulo - Pablo Vergara

Entre os dias 4 e 7 de maio ocorreu a segunda Feira Nacional da Reforma Agrária, organizada pelo MST, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. O evento aconteceu no Parque da Água Branca, em São Paulo.

Continua após publicidade

Com 280 toneladas de alimentos e mais de 800 feirantes de pelo menos 23 estados brasileiros, o evento teve o objetivo de aproximar a discussão da reforma agrária e da agroecologia, de acordo com o movimento.

Para Débora Nunes, integrante da Coordenação Nacional do MST e organizadora da feira, ela também tem a importância de aproximar o próprio MST da sociedade. "Vir para cá é reproduzir o que já fazemos nos estados e nos municípios. "O modelo do agronegócio, que destrói a natureza, não gera trabalho, não gera renda, que concentra terra e gera miséria, e tem o modelo da agricultura camponesa que é o nosso, que está aí na diversificação da produção dos alimentos, em outras relações com a natureza".  

Além da feira em si e dos espaços da culinária da terra, que vendiam pratos regionais, o evento trouxe uma série de apresentações da cultura tradicional brasileira e shows de músicos como Tulipa Ruiz, Liniker e os Caramelows e Chico César. Durante seu show, o rapper Emicida discursou pela reforma agrária.

"Se a gente não aplaudir o cidadão que produz sem veneno, que não quer que ele e a família consumam alimentos com veneno. Se a gente não aplaudir a possibilidade de uma autonomia real, então a gente falhou como sociedade mesmo. Todos os nossos sonhos, para se concretizarem, passam pelo acesso à terra".

Um dos pontos altos da Feira foi uma Conferência sobre alimentação saudável. Participaram o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, a atriz Letícia Sabatella, a apresentadora Bela Gil, o ex-Ministro da Saúde, Alexandre Padilha e o dirigente nacional do MST, João Pedro Stédile.

Marcada pela diversidade regional, seja dos alimentos vendidos, dos sotaques dos feirantes ou do público presente, o evento foi considerado um sucesso de público pelos organizadores: cerca de 170 mil pessoas passaram pelo Parque da Água Branca no fim de semana passado o que supera em 20 mil o número de visitantes da primeira edição da Feira, realizada em 2015. Para  Antonia Ivoneide Melo Silva, dirigente nacional do MST, isso representa um avanço:"Esse ano teve mais gente que da outra feira e a grande imprensa nem falou da gente, quando falou foi para criticar, e o povo mesmo assim está aqui".

O evento, que tem previsão de ganhar sua terceira edição já em 2018, também contou com a presença de outros nomes importantes, como o ex-presidente Lula, que passou pela feira e foi recebido com solidariedade por expositores e visitantes.

Edição: Daniela Stefano