DEMOCRACIA

Encontro Mineiro de Comunicadores acontece em Belo Horizonte

Organizado pelo FNDC, atividade precede Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação

Belo Horizonte |
Curso Multiplicadores da Democracia foi realizado em 2016 e envolveu 50 comunicadores
Curso Multiplicadores da Democracia foi realizado em 2016 e envolveu 50 comunicadores - Mídia NINJA

Nos dias 18 e 19 de maio, acontecerá, em Belo Horizonte, o Encontro Mineiro de Comunicadores, organizado pelo comitê mineiro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). O encontro dá continuidade a uma série de iniciativas realizadas em 2016 pelo e é também uma etapa prévia da mobilização nacional em torno do 3° Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação, que acontecerá entre os dias 26 e 28 de maio em Brasília.

Plano estadual de comunicação

Em setembro de 2016, a lei estadual que cria a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), a partir da fusão entre a Rede Minas e a rádio Inconfidência, estabeleceu que o Conselho Estadual de Comunicação, ainda a ser criado, teria a responsabilidade de aprovar um Plano Estadual de Comunicação que orientaria a política global de comunicação social do Estado. “Tal plano atualmente só existe na Bahia, mas é de suma importância para estabelecer metas e transparência na distribuição da verba pública de publicidade, incentivar a produção independente de comunicadores no Estado ou ainda fortalecer o caráter público, plural e democrático da EMC”, ressalta Florence Poznanski, secretária geral do comitê mineiro do FNDC. Ela explica que o governador do estado, Fernando Pimentel (PT), assumiu o compromisso de efetivar um conselho curador para a EMC e também de ativar um Conselho Estadual de Comunicação, mas até hoje não foram tomadas iniciativas nesse sentido.

“Por outro lado, desde a destituição da Presidenta Dilma Rousseff, a atuação partidária das grandes mídias na promoção das reformas antissociais do atual governo e na criminalização dos movimentos que lutam contra tais medidas, se torna ainda mais urgente debater os rumos da comunicação e a construção da contra-narrativa popular”, acrescenta Florence.

O FNDC MG promoveu, junto com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC), em dezembro de 2016, um curso para capacitação de 50 comunicadores. Com a iniciativa atual, o comitê pretende, segundo Florence, “contribuir no fortalecimento das iniciativas locais e das redes no estado. O intuito é reunir os comunicadores populares e os atores mineiros da mídia democrática para construir uma agenda de mobilização e articulação política para o próximo ano”, explica. O encontro terá dois eixos principais: a discussão de um plano Estadual de Comunicação e a potencialização da comunicação popular em Minas.

O evento será realizado na Escola do Legislativo da ALMG (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho). Confira a programação completa aqui

Edição: Joana Tavares