Mobilização

Curitiba recebe Marcha pela Diversidade no dia 21

Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Evento ocorre em combate à homofobia e transfobia
Evento ocorre em combate à homofobia e transfobia - Melito

Pela segunda vez na história, Curitiba terá uma Marcha pela Diversidade em defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. A marcha acontece no domingo (21) e encerra a Semana da Diversidade, organizada pelo Grupo Dignidade, Transgrupo Marcela Prado e UNA LGBT. A data da marcha foi escolhida pela proximidade com o Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia, celebrado no dia 17 de maio. 

A partir das 13h30, os participantes vão se concentrar na praça Santos Andrade, no centro da capital. A marcha começa na rua João Negrão e segue em direção à praça Zacarias pela avenida Marechal Deodoro. O encerramento será na avenida Luiz Xavier, próximo ao relógio da Boca Maldita, no calçadão da rua XV. 

Vigília 

Na quarta-feira (17), a Associação Paranaense da Parada da Diversidade LGBTI e o Dom da Terra AfroLGBT organizaram um dos eventos mais importantes da Semana da Diversidade 2017: uma vigília em solidariedade às vítimas da LGBTfobia no Brasil, na Chechênia e na Rússia. Os manifestantes levaram faixas e cartazes à escadaria do prédio histórico da UFPR, na praça Santos Andrade, e expuseram dados alarmantes sobre a homofobia e à violência de gênero em cada país. 

O Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo. A cada 25 horas, um LGBT é assassinado. 

Curitiba tem um setor da polícia especializado em atender vítimas de racismo, homofobia, xenofobia e outras formas de discriminação. Desde novembro de 2016, o Setor de Atendimento ao Vulnerável funciona dentro da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil. 

Edição: Ednubia Ghisi