LONDRINA

Bolsonaro deve ser recebido com protestos em Londrina

Evento que debate resistência ao fascismo é uma das ações de resposta ao deputado federal

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
O deputado federal Jair Bolsonaro é conhecido por declarações racistas e homofóbicas
O deputado federal Jair Bolsonaro é conhecido por declarações racistas e homofóbicas - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A visita do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) a Londrina nesta quinta-feira (25) tem agitado a cidade. O parlamentar é conhecido por posições preconceituosas contra negros, indígenas, mulheres, lésbicas, gays e transexuais. A agenda de Bolsonaro na cidade prevê um pronunciamento na Câmara Municipal e participação em atividades com empresários, além de compromissos em Maringá. Fernando Francischini (SD), deputado federal paranaense também conhecido pelo conservadorismo, acompanha o visitante nas duas cidades.

Continua após publicidade

Como forma de contrapor a visita de Bolsonaro, coletivos organizam atividades e mobilizações entre os dias 24 e 25. Um ato em frente à Câmara de Vereadores e outro no Calçadão da Avenida Paraná ocorrem na tarde da quinta-feira.

Durante a noite, será realizado o debate ‘Para não dizer que não falei das flores’, que discute questões como raça, gênero, criminalização e repressão dos movimentos sociais. A discussão será realizada às 19h, no Canto do Marl (Movimento dos Artistas de Rua de Londrina).

Integrante do Coletivo Mobiliza Londrina, que contribui na organização do evento, Josemar Lucas explica que a atividade é uma contrapartida ao crescimento do fascismo e da extrema direita na cidade. Um dos vereadores de Londrina, por exemplo, é integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) e apoiador de Bolsonaro. Segundo ele, o debate dialoga com pessoas que entendem que os movimentos sociais – como o movimento negro, LGBT, indígena e feminista - são importantes para a sociedade. “Isso é justamente o que os fascistas e o MBL vêm atacando”, explica.

Histórico de preconceito

Em 2015, o deputado foi condenado a pagar R$ 150 mil ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, após declarações homofóbicas. Em abril deste ano, parlamentares e movimentos sociais também protocolaram uma representação contra Bolsonaro na Procuradoria-Geral da República, pelo crime de racismo.

Além disso, o deputado  é réu em duas ações penais por apologia ao crime de estupro e injúria contra a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS). Em 2014, o parlamentar declarou na Câmara dos Deputados que não estupraria a deputada gaúcha, porque ela "não merece". 

Serviço

Debate | Pra não dizer que não falei das flores: Resistência ao fascismo e seus representantes
Data: 25 de maio de 2017, às 19h
Local: Canto do Marl
Avenida Duque de Caxias, 3241 - Londrina

 

Edição: Ednubia Ghisi