EDUCAÇÃO

Pré-Enem Popular de Maricá, no Rio, tem mais de mil inscritos

Neste ano, além do centro da cidade e Inoã, o cursinho também terá aulas em São José do Imbassaí e Itaipuaçu

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O perfil dos alunos é diferenciado, com pessoas entre 16 e 50 anos, mas a maioria são jovens trabalhadores
O perfil dos alunos é diferenciado, com pessoas entre 16 e 50 anos, mas a maioria são jovens trabalhadores - Divulgação

As inscrições para o Pré-Enem Popular, oferecido pela Prefeitura de Maricá, bateram recorde esse ano. Foram mais de mil candidatos inscritos, número que surpreendeu os organizadores. Neste ano, além do centro da cidade e Inoã, o cursinho também terá aulas em São José do Imbassaí e Itaipuaçu. O perfil dos alunos é diferenciado, com pessoas entre 16 e 50 anos, mas a maioria são jovens trabalhadores.

“A Prefeitura não tem a obrigação de oferecer esse curso, mas como o governo do estado não faz nada, estamos investindo na qualificação dos nossos alunos. Podemos dizer que o cursinho está se tornando um dos maiores do estado. Sinal que o trabalho do ano passado deu fruto”, afirma o coordenador geral do curso, o professor William Campos.

Após a inscrição, que foi realizada pelo site da prefeitura, os interessados devem passar por uma entrevista, com professores e ex-alunos, para garantir a vaga. Ela serve para sistematizar informações como a universidade que o candidato pretende cursar, a carreira, em quais matérias se considera melhor e pior. As entrevistas acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), na Mumbuca, dias 24, 25 a 31 de maio, entre 9h e 17h.

O programa do curso é focado em uma formação social, na contramão da Escola Sem Partido. Para isso, oferece oficinas  de redação, com correções individuais, além das disciplinas clássicas, voltadas para o conteúdo e não apenas para aprovação no Enem. As aulas inaugurais vão acontecer nos dias 01 e 02 de junho, a partir das 18h, no Cineclube Henfil.

Edição: Vivian Virissimo