FOTOGRAFIA

Rio: Exposição mostra ligações entre o Morro da Providência e o sertão de Canudos

Fotos de Maurício Hora, nascido e criado na Providência, falam sobre a história da primeira favela brasileira

Rio de Janeiro (RJ) |
O Morro da Providência, foi a primeira favela do Brasil. Ela foi construída por ex-soldados cariocas, depois delutarem na Guerra de Canudos
O Morro da Providência, foi a primeira favela do Brasil. Ela foi construída por ex-soldados cariocas, depois delutarem na Guerra de Canudos - Maurício Hora

Para quem quer conhecer um pouco sobre a história do Morro da Providência, no Rio de Janeiro, tem que visitar a exposição “Morro da Favela à Providência de Canudos”, na Galeria BNDES. A exposição traz fotos sobre a favela, a partir do olhar de Maurício Hora, fotógrafo nascido e criado nela. Com as imagens, Maurício fala sobre a ligação entre o sertão de Canudos, na Bahia, e a favela carioca.

Continua após publicidade

O antigo Morro da Favela, hoje Morro da Providência, foi a primeira favela do Brasil. Ela foi construída por ex-soldados cariocas, depois de lutarem na Guerra de Canudos. Sem o apoio do governo para se aposentarem, eles improvisaram barracos no morro, que fica entre os bairros do Centro, Santo Cristo e da Gamboa.

Com o desejo de recuperar essas memórias, Maurício começou a desenvolver o projeto em 2013. Neste ano, as histórias de Canudos e do Morro da Providência se aproximaram novamente, na opinião do fotógrafo. De um lado, a seca do sertão diminuiu o nível de água do açude construído em Canudos, mostrando a destruição causada pela guerra. Já no Rio, as obras na Zona Portuária, deixaram a área mais prejudicada e seus moradores mais vulneráveis, principalmente com as remoções forçadas.

Na exposição, as imagens mostram pessoas em suas rotinas, a seca e a vida no sertão baiano e a realidade da favela carioca. Além de fotos, o público ainda pode conferir entrevistas com moradores de Canudos e da Providência.

Serviço

“Morro da Favela à Providência de Canudos”

Até 14 de julho.

Espaço Cultural BNDES

Avenida Chile, 100, no Centro

Próximo ao metrô Carioca

Edição: Vivian Virissimo