Rádio

23° Grito dos Excluídos - BH

O ato é construído por comitês religiosos, movimentos populares, sindicatos e organizações civis.

Belo Horizonte |

Ouça o áudio:

Por direito e democracia a luta é todo dia!
Por direito e democracia a luta é todo dia! - Divulgação


Por direito e democracia, a luta é todo dia! Este é o lema escolhido para o Grito dos Excluídos, neste ano. O ato, que acontece em todo o país, é construído por comitês religiosos, movimentos populares, sindicatos e organizações civis. Neste ano, o Grito dos Excluídos terá como foco 3 eixos centrais: Democracia, direito e luta. Segundo os organizadores, os temas refletem os objetivos da manifestação: denunciar a estrutura agressiva e excludente da sociedade e a perda de direitos dos trabalhadores. Para o Bispo Auxiliar de Ação Social e Política, Dom Otacílio, que esteve presente na abertura do evento, apesar do cenário de perdas não é tempo de retroceder.

Continua após publicidade

" Hoje mais do que nunca nós não podemos deixar morrer a esperança. Nós achamos que as dificuldades são de hoje, mas todos os tempos têm suas dificuldades. Não podemos vacilar na fé, nem esmorecer na esperança e nem esfriar na caridade. São nos momentos de trevas que a luz deve brilhar!"

De maio até setembro, vão ser realizadas reuniões de preparação para o Grito dos Excluídos. É o que explica Felipe Marcelino, membro da comissão organizadora do evento.

" Três encontros para aprofundamentos dos 3 eixos: Democracia, direito e luta popular. Também no dia 05/08 teremos um Seminário para aprofundar no tema deste ano. E fazemos o convite para que as organizações criem espaços de debate para o evento. "

O Grito dos Excluídos acontece tradicionalmente todo dia 07 de setembro. O trajeto e horário do ato ainda vão ser debatidos durante as reuniões de preparação do evento.

 

 

 

 

 

 

Edição: Minas Gerais