Povos indígenas

Mostra em SP leva pessoas para o interior de uma aldeia Munduruku

"Experiência Munduruku" é a primeira mostra de imersão multissensorial no Brasil

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Exposição Munduruku
Exposição Munduruku - Divulgação

A "Experiência Munduruku" é a primeira mostra de imersão multissensorial no Brasil e está instalada no Centro Cultural Correios, situado na Avenida São João, em São Paulo, desde a última sexta-feira (2). Inaugurada pelo Greenpeace, a mostra consiste em uma cápsula onde estímulos táteis, auditivos e olfativos são apresentados ao espectador, com o objetivo de mostrar como é estar em uma aldeia indígena do povo Munduruku, no Pará. 

A coordenadora da campanha da Amazônia do Greenpeace, Tica Minami, conta em entrevista à Rádio Brasil Atual, um pouco mais sobre a mostra: “O povo Munduruku é um povo indígena que habita o vale do Tapajós, no Pará, há muito tempo. Eles são cerca de 13 mil pessoas vivendo ali entre o baixo médio e alto Tapajós (…) a maioria vive em aldeias no alto Tapajós. É um povo guerreiro que tem uma ligacão muito grande não só com a floresta, mas com o rio Tapajós. É um povo que vem lutando pra conseguir manter o rio Tapajós livre das hidrelétricas que o governo planeja construir ali na região e também demarcar a terra indígena Sawré Muybu no médio Tapajós, que ainda não é reconhecida oficialmente pelo governo”. 

A exposição faz parte do projeto Feelies, de liderança da britânica Grace Boyle, que busca provocar empatia por causas sociais por meio da Realidade Virtual. A exposição visa trazer essa imersão tanto na cultura quanto para a causa dos Munduruku. 

“Assim como os indígenas, não só os indígenas e eu vejo isso muito na cidade também e nas periferias, aqui em São Paulo na cracolândia, eu acho que hoje estamos todos buscando o direito de existir, né, cada um a sua maneira, mas assim, não é o fato de ser diferente que faz com que o outro não possa existir".

A Experiência Munduruku ficará aberta ao público até dia 25 de junho, das 11h as 17h, e as visitas devem ser agendadas pelo site https://www.sympla.com.br/greenpeacebrasil. 

*Com informações da Rádio Brasil Atual

Edição: Mauro Ramos