Crise

Pesquisa: 9 em cada 10 brasileiros querem eleições "Diretas Já" para presidente

Levantamento mostra que 85% dos cidadãos querem a cassação de Temer; ele é mal avaliado por 75% do país

Brasil de Fato | SP |
Temer durante a cerimônia de autorização do processo licitatório para implantação do sistema de captação de água do lago Paranoá
Temer durante a cerimônia de autorização do processo licitatório para implantação do sistema de captação de água do lago Paranoá - Lula Marques/Agência PT

Atualizada às 15h32 de 06/06 para acréscimo de informação

A insatisfação com o governo do presidente golpista, Michel Temer (PMDB), é consenso entre os brasileiros, revela pesquisa realizada entre os dias 2 e 4 de junho pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e divulgada nesta segunda-feira (5). A cassação de Temer é o desejo de 85% dos entrevistados e 89% querem escolher novo presidente por meio de eleições diretas.

Vagner Freitas, presidente da CUT, ressalta que os brasileiros querem eleger um novo presidente de forma democrática, via voto popular, com amplo debate sobre as propostas dos candidatos.

A pesquisa contemplou 118 municípios do Brasil de todos os Estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior. Entre os entrevistados, 75% avaliam negativamente o desempenho de Temer como presidente. Para 20%, ele é regular e para apenas 3%, positivo. No Nordeste, o desempenho negativo atinge 83%, no Centro Oeste/Norte 74%, no Sudeste 73% e no Sul 68%.

A juventude se mostrou a parcela mais crítica à gestão do executivo: 77% consideram o desempenho de Temer negativo. Entre os adultos, o percentual é de 76% e entre as pessoas com mais de 50 anos, 69%. Tanto homens (73%) quanto mulheres (77%) avaliam muito mal Temer. Entre as pessoas com renda de até dois salários mínimos, a avaliação ruim sobe para 79%; entre os que ganham de 2 a 5 salários mínimos, é de 75%, e mais de 5 salários mínimos, 68%.

O pessimismo e o medo do futuro estão presentes na amostragem de respostas. 73% acreditam que o Brasil vai piorar com Temer (em abril o percentual era de 61%), 17% acham que vai ficar como está. Só 7% acham que o país vai melhorar. 

Apesar da ampla divulgação midiática dos índices econômicos - que indicaram um crescimento de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre de 2016 para o primeiro deste ano -, 62% dos entrevistados acham que o custo de vida vai aumentar e 68% esperam mais aumento de desemprego nos próximos meses.

Edição: Vanessa Martina Silva