Busca

Aprenda a otimizar pesquisas no Google

Pesquisar algo no Google pode ir muito além do simples ato de digitar a palavra ou frase

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O campo "Pesquisa Avançada" pode proporcionar um experiência mais efetiva de busca
O campo "Pesquisa Avançada" pode proporcionar um experiência mais efetiva de busca - Divulgação

Sempre que a gente precisa procurar algo na Internet, é praticamente certo que vamos acabar usando o Google. Agora, o que muita gente não sabe, é que pesquisar algo no Google pode ir muito além do simples ato de digitar a palavra ou frase na caixa de busca e clicar no botão de pesquisa.

Uma maneira simples de fazer uma busca mais direcionada é através da página de pesquisa avançada do próprio Google. Para acessar essa página, basta fazer a pesquisa que você quiser, e depois, no menu de opções que aparece logo abaixo do campo de busca, clicar em "Configurações" e escolher a opção "Pesquisa Avançada".

Menu de pesquisa avançada do Google - Reprodução Internet

Uma nova página vai abrir exibindo campos onde você pode customizar e refinar sua busca. Você pode, por exemplo, procurar por uma expressão ou frase exata, excluir termos dos resultados, escolher o idioma, ou o tipo de arquivo que os resultados irão conter, dentre outras coisas. Vamos ver um exemplo prático de como essa ferramenta pode ser usada.

Olha só: Se você preencher o campo "esta expressão ou frase exata:" com as palavras "reforma da previdência" e clicar no botão "Pesquisa avançada", isso vai fazer com que o Google retorne todos os lugares onde "Reforma da Previdência" aparece. O que é o comportamento normal do Google.

Utilizando a pesquisa avançada para procurar a expressão ou frase exata "reforma da previdência". - Reprodução Internet

Agora, se você fizer exatamente a mesma pesquisa, mas desta vez também preenchendo o campo "site ou domínio:" com www.brasildefato.com.br, isso vai fazer com que o Google retorne todos os lugares onde "Reforma da Previdência" aparece dentro do site do Brasil de Fato.

Utilizando a pesquisa avançada para procurar a expressão ou frase exata "reforma da previdência" dentro do site do Brasil de Fato. - Reprodução Internet

Legal né? Com essas dicas fica ainda mais fácil fazer pesquisas na internet e encontrar aquilo que a gente realmente quer.

Edição: Anelize Moreira