REFORMA AGRÁRIA

3° Feira Estadual da Reforma Agrária do MST acontece em Salvador

Cerca de 150 trabalhadores rurais sem-terra vão comercializar seus produtos e compartilhar cultura durante três dias

Brasil de Fato | Salvador (BA)

,

Ouça a matéria:

Alimentos da reforma agrária estarão disponíveis a população soteropolitana / MST BA

Diversos produtos vindos de assentamentos e acampamentos de dez regiões da Bahia chegam em Salvador durante a 3° Feira Estadual da Reforma Agrária, promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A feira acontece desta quinta-feira (08) até sábado (10), na Praça da Piedade, área central da capital, e reúne cerca de 150 assentados e acampados. Quem for conferir poderá passar pelas 50 barracas com verduras, frutas, hortaliças, fitoterápicos e artesanatos.

De cada região, uma produção característica. “A Bahia é um estado muito grande e temos o objetivo de trazer para a feira um pouco da realidade e diversidade, tanto em alimentos quanto em produção cultural. Temos frutas, por exemplo, que só o litoral produz, como é o caso do cacau. Alguns animais são criados apenas no sertão, caso do bode e da cabra. Quem vem para a feira também vai poder conferir o Samba de Roda do Recôncavo ou o Maculelê do extremo Sul”, explica Elizabeth Rocha, dirigente nacional do MST.

Os três dias serão também momento para dialogar com a sociedade sobre questões importantes que impactam a vida das pessoas no momento político que o Brasil está. “Essa feira, nesse contexto, está dentro do calendário do MST como forma de dialogar com a sociedade sobre alimentos saudáveis e também de denúncia do governo golpista”, pontua Elizabeth. Durante as mesas temáticas, serão discutidos temas como políticas públicas e comercialização, educação popular, alimentação saudável e agroecologia.

 

Programação:

Quinta-feira (08)

10h Ato de abertura

15h Mesa Temática: Políticas Públicas e Circuito de Comercialização

16h30 Mesa Temática: Educação Popular

18h Cultural – Gerri Cunha e Rosalvado José

Sexta-feira (09.10)

8h Comercialização dos produtos

15h Mesa Temática: Alimentação Saudável e Campanha Nacional contra os Agrotóxicos

18h Cultural – Wilson Aragão e Ilê Ayê

Sábado (10.06)

8h Comercialização

9h Análise de Conjuntura Nacional com João Pedro Stédile (MST) e Valmir Assunção (Deputado Federal pelo PT)

10h Cultural – Banda Levante

Edição: Monyse Ravena