Paraná

Prejuízo

Incêndio atinge Rua da Cidadania Matriz e prejudica lojistas, em Curitiba

Comerciantes afetados pelo acidente agora correm atrás dos prejuízos

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Lojistas com boxes incendiados serão realocados pela prefeitura, mas muitos ainda não conseguiram voltar ao trabalho
Lojistas com boxes incendiados serão realocados pela prefeitura, mas muitos ainda não conseguiram voltar ao trabalho - Carolina Goetten

Um incêndio ocorrido na Rua da Cidadania Matriz, na praça Rui Barbosa, danificou pelo menos 15 quiosques de lojistas. Ninguém ficou ferido e o laudo que informará a causa das chamas ainda não foi divulgado, mas os lojistas afetados pelo acidente tiveram que arcar com os prejuízos.

Um comerciante que preferiu não se identificar mantinha, há mais de 20 anos, um box de artigos de revenda num ponto já conhecido pelos fregueses.

Todo o seu estoque de materiais foi danificado pelo incêndio, que ocorreu na madrugada do dia 31 de maio. Agora, temporariamente, conseguiu repor alguns itens de última hora e tenta colocar as finanças em dia. “Tive que compartilhar o box da minha esposa, que também é lojista, para repor as nossas perdas”, lamenta.

Já a lojista Ângela Gaspar não pôde contar com essa coincidência: seu box está fechado há uma semana enquanto ela se desloca pela cidade para repor o estoque, que foi inteiramente destruído. “Eu produzo meu próprio material e agora preciso trabalhar para refazer todos os itens que queimaram”, diz.

Segundo os comerciantes, nenhum quiosque tem seguro proteção para incêndios; além desse problema, o Corpo de Bombeiros informou que o último certificado de vistoria venceu em 18 de janeiro de 2016.

Em 15 de maio, a rua da Cidadania Matriz completou 20 anos de atividades. Hoje, disponibiliza 24 serviços municipais, 54 lojas, 350 boxes de comércio de uma feira permanente, caixas automáticos e bancos. A prefeitura foi consultada pela redação a respeito das causas do incêndio e das condições dos extintores e hidrantes, mas não se pronunciou até o fechamento desta edição.

Edição: Ednubia Ghisi