Mobilização

Frente Ampla do Paraná intensifica campanha pelas “Diretas Já” no estado

Mais de 30 entidades participaram da primeira reunião da Frente

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Frente será o canal de interlocução dos movimentos sociais com a população paranaense
Frente será o canal de interlocução dos movimentos sociais com a população paranaense - Thea Tavares

Mais de 30 entidades participaram na noite da última sexta-feira (9) da primeira reunião da Frente Ampla do Paraná em defesa das "Diretas Já", realizada no Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintracon), em Curitiba (PR). 

Continua após publicidade

A proposta é intensificar a campanha no estado e ampliar as adesões em todos os segmentos da sociedade favoráveis à democracia e à recuperação do poder de decisão do povo brasileiro por meio do voto direto e universal.

A Frente Ampla do Paraná pelas eleições "Diretas Já" se propõe a ser um canal de interlocução da campanha com o conjunto da população. Para isso, vai incorporar setores da sociedade para além do trabalho que já vem sendo feito por movimentos populares, centrais sindicais e entidades de classe, parlamentares, partidos políticos e igrejas.

Com isso, artistas, grupos culturais, educadores populares, juristas, profissionais liberais, estudantes e organizações comunitárias estão também se somando a essa luta democrática e cidadã.

"Ficou bastante claro nas palavras das pessoas que participaram dessa primeira reunião da frente a necessidade de recuperar o poder de decisão do povo com as eleições diretas. Esta pauta é também uma 'vacina' contra a perda de direitos hoje em curso no país", informou o jornalista Pedro Carrano, da Frente Brasil Popular no Paraná.

A ideia é multiplicar os comitês pelas "Diretas Já" nos bairros, comunidades, locais de trabalho e escolas, além de reproduzir materiais explicativos e de divulgação, para dar mais visibilidade e fazer com que as informações e motivações da campanha cheguem ao maior número de pessoas contatadas nas atividades de mobilização, no trabalho casa a casa, nos encontros, reuniões, nas ruas e também por meio de "adesivaços", panfletagens e da coleta de assinaturas.

A Frente Ampla do Paraná por eleições "Diretas Já" unifica as lutas dos segmentos populares e de classe que já vinham sendo feitas em seus espaços de atuação, para defender as bandeiras de combate à retirada de direitos da população, reivindicar a saída de Michel Temer (PMDB) do poder e a luta pelo voto direto para a escolha do presidente da República.

Fase de crescimento

"Vivemos um período de crescimento da luta social e este é só o começo", disse Roberto Baggio, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Entre as tarefas da Frente Ampla do Paraná estão ainda uma série de atividades do calendário nacional da campanha, como a realização de atos culturais e de massa, manifestações de rua, lançamento da campanha nos diversos segmentos sociais e adesão ao movimento da greve geral, de iniciativa das centrais sindicais e marcado para acontecer no próximo dia 30 de junho.

A vereadora Professora Josete (PT), presente na reunião da Frente Ampla, destacou a mobilização por meio das "banquinhas" nos bairros, para distribuição de materiais, para conversar com a população e orientar as pessoas sobre como montar um comitê.

"A receptividade está sendo muito boa e a procura espontânea também. Há um descontentamento nítido nas pessoas em relação à perda de direitos, como o direito de se aposentar, e a contrariedade diante do risco de que esse congresso que está aí defina o futuro de todos e de todas nós", concluiu.

Juristas pelas "Diretas Já"

Nesta terça-feira (13), juristas paranaenses também realizam um ato pelas "Diretas Já", às 18h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A ação é mobilizada pelo Instituto Edésio Passos, Advogados pela Democracia, Advogados pela Democracia, Justiça e Cidadania e Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia (CAAD).

Nas universidades de Curitiba, a movimentação é pela constituição de comitês e realização de debates sobre a constitucionalidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das "Diretas Já".

Edição: Brasil de Fato PR