Programação

Desconstrução dos gêneros é tema de mostra cultural que começa nesta terça (13) em SP

Mostra de arte e diversidade vai até dia 25 deste mês e contará com performances artísticas, debates e atividades online

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Espetáculo de dança "Sentimento Gis", com Glaybson Lima, é parte da mostra
Espetáculo de dança "Sentimento Gis", com Glaybson Lima, é parte da mostra - Divulgação

Repensar as questões de identidade de gênero, sexualidade, corpo e afetividade é o principal objetivo da mostra de arte e diversidade "Todos os Gêneros", em sua quarta edição na capital paulista. Com início nesta terça-feira (13), a mostra segue com programação até o dia 25 deste mês. As atividades são gratuitas e acontecerão no Itaú Cultural, na Avenida Paulista.

A pluralidade pretendida no tema se estende, também, aos diversos formatos presentes em "Todos os Gêneros": espetáculos de teatro, dança e música, performances, mostras de curtas e longas, além mesas de discussão.

A abertura do evento acontece às 20 horas desta terça (13) com o espetáculo de teatro "No soy un maricón", do grupo de atores mineiros Toda Deseo, ligado às pautas do universo trans. A narrativa conta a história de quatro travestis em busca da fama e discorre sobre direitos humanos, democracia e questões ligadas a minorias transexuais. A classificação indicativa é de 14 anos. Os demais espetáculos de teatro podem ser conferidos aqui.

Dança

Dois espetáculos de dança estão marcados para segunda-feira (19). "Casa Azul", do núcleo de pesquisa artística Confraria 27, acontece às 18h. As obras são inspiradas nas produções da artista mexicana Frida Kahlo e refletem os conflitos humanos na atualidade.

Logo em seguida, às 20 horas, será exibido o espetáculo "Sentimento Gis", de Cleybson Lima, que carrega como inspiração e homenagem a vida de Gisberta Salce Junior, transexual e imigrante brasileira em Portugal, agredida e violada sistematicamente por 14 adolescentes em 2006. Sua morte levou ao estabelecimento de novas leis no país europeu e fez dela uma mártir símbolo da luta LGBT.

Música

Nesta quarta edição, a programação musical da mostra conta com dois espetáculos que contarão com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

No penúltimo dia do evento, 24 de junho, às 20 horas, acontece o espetáculo "#Não Recomendadas", realizado por Caio Prado, Daniel Chaudon e Diego Moraes. O repertório apresenta canções populares da música brasileira e também composições próprias para questionar os valores sociais vigentes.

Já no último dia de “Todos os gêneros”, 25 de junho, acontece a performance cênica "Bixaria Bocket Show", da artista Linn da Quebrada, às 19 horas. Com canções autorais, a artista pretende debater o empoderamento dos corpos e a autonomia dos grupos historicamente marginalizados por preconceitos ligados a gênero, sexualidade e classe social.

Debates

A programação de debates presente em "Todos os gêneros" é realizada em parceria com o projeto SSEX-BBOX - Sexualidade fora da caixa, que busca fomentar perspectivas plurais sobre sexualidade e gênero a partir de relatos. Dentro desse objetivo, um dos debates presentes na mostra tem como temática "Entre o pênis e a vagina: a resistência e existência dos corpos intersexo", que acontece nesta quinta-feira (15), às 11 horas, na Sala Multiuso do Itaú Cultura.

A roda de conversa contará com a presença e depoimento dos ativistas Amiel Vieira, Alex Bonotto e Luiza Freitas e debaterá as divisões binárias mulher/homem e feminino/masculino, ainda predominantes nos meios sociais e que não dão conta de abarcar toda a variedade de vivências, afetos e desejos das diferentes pessoas. Os outros cinco debates que acontecerão na mostra podem ser conferidos aqui.

Serviço

A distribuição de ingressos para as atrações será feita presencialmente. O público preferencial deve retirar seu ingresso duas horas antes do evento e terá direito a um acompanhante. O público não preferencial deve realizar a retirada uma hora antes e tem direito a um ingresso por pessoa.

Além das atividades presenciais, a mostra também oferecerá programação online. Nos dias 14, 17, 21 e 24, sempre às 21 horas, serão disponibilizados, no Canal Itaú Cultural, longas-metragens que enriquecem as discussões propostas no evento. Os filmes permanecem acessíveis da data de estreia até o final da mostra, em 25 de junho.

A programação completa de "Todos os Gêneros: mostra de arte e diversidade" pode ser conferida aqui.

Edição: Vanessa Martina Silva/ Mauro Ramos