Coluna

Artista capixaba Elisa Lucinda estará na FLUP Pensa

Imagem de perfil do Colunistaesd
Elisa Lucinda participou de ato por eleições diretas em Copacabana, no Rio
Elisa Lucinda participou de ato por eleições diretas em Copacabana, no Rio - Mídia Ninja
Lucinda é atriz, escritora, jornalista e militante pelas causas sociais

A capixaba Elisa Lucinda é atriz, escritora, jornalista e militante pelas causas sociais. Recentemente, ela esteve no meio de uma polêmica na Academia Carioca de Letras. Em um evento promovido naquele local, um acadêmico afirmou que aquilo que a negra favelada Carolina de Jesus escrevia não podia ser considerado literatura. Pronto. Foi o suficiente para Elisa Lucinda criticar aquela fala, por ela identificada como arrogante e elitista.

Em seu discurso, Elisa Lucinda, então, cresceu, e deu uma verdadeira aula. Ela optou por começar declamando seu belo “poema do semelhante”, no qual afirma que é o Deus da igualdade e da pluralidade que dá destino aos seus versos. A artista deixou claro que, a ela, interessam poemas e atitudes que apoiem a luta contra o preconceito. Essa ideia tão bem representa sua própria produção literária, como percebemos desde os títulos de algumas de suas obras, como “A Lua que menstrua” (1992), “O semelhante” (1998), “A menina transparente” (2000), “A fúria da beleza” (2006) e “A poesia do encontro” (2008). Para Elisa Lucinda, portanto, a literatura deve aproximar e humanizar. Ou seja, despertar o que há de melhor nas pessoas, missão que os seus escritos cumprem tão bem.

Vale a pena conhecer a produção dessa artista. Uma boa oportunidade será no sábado, 24 de junho, às 17 horas, no Museu do Samba, na Mangueira. Ela estará em uma mesa promovida pela FLUP Pensa – a Festa Literária das Periferias. Imperdível. 

Edição: ---