Paraná

Arte de rua

Agenda cultural: Slam Contrataque faz ecoar a poesia de protesto em Curitiba

A 3ª edição das batalhas de poesia será neste sábado (24)

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Os jurados são o próprio público: as maiores salvas de palmas definem as melhores poesias da noite
Os jurados são o próprio público: as maiores salvas de palmas definem as melhores poesias da noite - Matheus Wittkowski

“Todo dia tem um cana com o cano em nossas cabeças, a cabeça que eles querem que nos abaixemos no dia seguinte. Todo dia tem gente de beca fugindo de mim no meio da rua, mas eles querem no dia seguinte o meu suor, para alimentar a sua sede de viver mais um dia”. A poesia do jovem Everton Rocha ecoa como brados de protesto nas ruas do Largo da Ordem, na altura do Cavalo Babão, no bairro São Francisco, em Curitiba.

A declamação foi uma das muitas que compuseram edições do Slam Contrataque, evento mensal de batalhas poéticas em praça pública. A terceira edição será sábado, dia 24, no comecinho da noite, a partir das 18h30.

Funciona assim: ao longo do encontro, a platéia ouve com atenção cada poeta que se apresenta na roda. As apresentações podem ter até três minutos e os poemas devem ser autorais. A palavra é a protagonista na cena, por isso uma das regras da batalha é não usar auxílios visuais e fantasias. Ao final, o público é soberano. As maiores salvas de palmas definem as melhores poesias da noite.

O Slam é um movimento internacional presente também no Brasil, como apresenta a página do evento em Curitiba. “O objetivo do movimento é ser um espaço de resistência e protesto, um meio de dar voz a todos oprimidos e todas oprimidas, através da poesia”.

Anote aí:
Quando: dia 24 de julho, sábado, das 18h30 às 21h
Onde: Cavalo Babão, Rua Doutor Claudino Dos Santos, bairro São Francisco, em Curitiba.

 

Agenda Cultural 

CINEMA | Clamor do Sexo

O quê: Nos anos 1920, em Kansas, um casal de adolescentes descobre o amor, mas é perseguido pela sociedade moralista e repressiva da época. Warren Beatty e Natalie Wood esbanjam beleza, inocência e sensualidade nessa obra-prima de Elia Kazan sobre moralismo e repressão. O filme é de 1961, gravado nos EUA, com direção de Elia Kazan, e faz parte da programação do Cineclube da Cinemateca.

Quando: Dia 24, sábado, às 16h.

Onde: Cinemateca de Curitiba, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco.

Quanto: Gratuito

 

ARTES | Cursos no Centro Juvenil de Artes Plásticas

O quê: Crianças e jovens de 6 a 17 anos podem se inscrever nos cursos gratuitos oferecidos pelo Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) para o 2º semestre. Para se matricular, o responsável pela criança ou adolescente deve ir aí o CJAP com a fotocópia de certidão de nascimento ou carteira de identidade de quem irá realizar o curso e uma foto 3x4.

Quando: De 3 a 5 de julho, alunos da rede pública de ensino tem prioridade nas inscrições. De 6 a 19 de julho, a matrícula é para os demais públicos. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

Onde: A matrícula e o curso são no CJAP, na Rua Mateus Leme, 56, em Curitiba (PR).

Quanto: Gratuito e com vagas limitadas. Informações: www.cjap.seec.pr.gov.br, ou (41) 3323-5643.

 

Divinas Divas (Divulgação)

CINEMA | Divinas Divas

O quê: O documentário brasileiro, lançado neste ano, mostra o processo de construção de um espetáculo que celebra os 50 anos de carreira a primeira geração de artistas travestis do Brasil. Rogéria, Jane Di Castro, Divina Valéria, Camille K, Eloína dos Leopardos, Fujika de Halliday, Marquesa e Brigitte Búzios estão entre as artistas travestis apresentadas no filme, dirigido por Leandra Leal, que também é atriz. A exibição faz parte da Sessão Vitrine-Petrobras da Cinemateca.

Quando: De 22 a 30 de junho, de terça-feira a sexta às 19h, sábado e domingo às 16h.

Onde: Cinemateca de Curitiba, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco.

Quanto: R$ 5 e R$ 10.

 

LITERATURA | Uma Noite na Biblioteca

O quê: A décima edição do projeto “Uma Noite na Biblioteca” está com inscrições abertas e quer reunir 40 crianças, de 7 a 10 anos, para uma viagem ao universo da leitura. Contação de histórias, teatro, oficinas estão entre as atividades que fazem os pequenos se apaixonarem pelo mundo dos livros. Para realizar a inscrição, o responsável deve comparecer na Seção Infantil da Biblioteca Pública do Paraná, preencher uma ficha e apresentar cópias de seu RG, do RG da criança e um comprovante de residência.

Quando: Começas às 17h30 de sábado, dia 23, e termina na manhã do domingo, dia 23, com um café da manhã.

Onde: Biblioteca Pública do Paraná, rua Cândido Lopes, 133, Centro de Curitiba.

Quanto: Gratuito e com vagas limitadas. Informações: (41) 3221-4980.

Edição: Ednubia Ghisi