Saúde pública

Médicos denunciam condições precárias de hospitais federais no Rio

Conselho Regional de Medicina apontou falta de profissionais; último concurso para contratar médicos aconteceu em 2010

|

Ouça o áudio:

Um dos hospitais federais que sofre com o descaso é o Hospital Federal de Bonsucesso
Um dos hospitais federais que sofre com o descaso é o Hospital Federal de Bonsucesso - Roberto Parizotti/CUT

Médicos do Hospital Federal de Bonsucesso divulgaram uma carta aberta à população na qual denunciam as condições precárias de funcionamento e atendimento da unidade. Várias regularidades são apontadas como falta de médicos e má gestão.

Na carta, os profissionais criticam a demissão do diretor da Divisão de Emergência do hospital, Julio Noronha, que denunciou falhas do departamento de recursos humanos no setor de emergência.

O Cremerj , Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, confirmou a situação preocupante de vários hospitais federais do Rio de Janeiro, entre eles o Hospital Federal de Bonsucesso e o Hospital Federal de Andaraí.

Ainda segundo o conselho, outro fato preocupante é a falta de profissionais. O último concurso para contratar médicos para a rede federal foi realizado em 2010, e não há previsão para um novo.

Apesar das denúncias, o Ministério da Saúde afirma que os hospitais federais do Rio de Janeiro estão funcionando normalmente, com quase 5 mil médicos contratados pela rede e sem problemas de abastecimento.

Ao contrário do que o Cremerj e dos médicos, o ministério afirma que o atendimento das unidades de emergência dos hospitais federais aumentou.

Edição: Radioagência Nacional