Coluna

Temer tenta enganar no exterior ao vender suas mentiras insustentáveis

Imagem de perfil do Colunistaesd
Enganação de Temer tem por objetivo convencer os investidores estrangeiros
Enganação de Temer tem por objetivo convencer os investidores estrangeiros - Beto Barata/PR
Golpista chegou a afirmar para investidores noruegueses que tem apoio popular

Michel Temer tenta vender no exterior suas mentiras insustentáveis, um verdadeiro peixe podre, representado pelas reformas trabalhista e da previdência e demais esquemas neoliberais que não deram certo em nenhum lugar. O golpista ilegítimo chegou a afirmar para investidores noruegueses que tem apoio popular para a aprovação da reforma da previdência. Temer mente, porque as pesquisas indicam total rejeição, mais de 70% contra o que ele engana no exterior dizendo exatamente o contrário.

A enganação de Temer tem por objetivo convencer os investidores estrangeiros que podem contar com o seu governo para obter maiores lucros. Por isso, onde ele é convidado para falar só mente sem pudor. Quer passar a falsa ideia de que o Brasil é um paraíso e que seu governo leva adiante reformas que nenhum outro governo conseguiu fazer.

Trocando em miúdos, o ilegítimo ocupante do Palácio do Planalto quer também convencer internamente que é capaz de aprofundar as reformas neoliberais e para tanto conta com a ajuda de algumas mídias comerciais, agora já divididas, como O Globo e O Estado de S. Paulo, para dar continuidade ao retrocesso.

O ocupante do governo conta com o Congresso para decidir barrar ação judicial para  processá-lo pelas inúmeras denúncias que deverá responder.  Apesar da divisão quanto a apoiar a continuidade de Temer no governo, há unanimidade quanto a aprovação das reformas que farão o Brasil andar ainda mais para trás, como aconteceu ao longo do último ano, desde a confirmação do golpe parlamentar pela Câmara dos Deputados e Senado.

A derrota sofrida pelo governo na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado confirma oficialmente o que já se sabia, mas alguns meios de comunicação tentavam ocultar, ou seja, o famoso toma lá da cá. O Senador do PMDB de Brasília, Helio José, conseguia nomear até “melancia”, segundo suas próprias palavras. Isso acontecia quando ele apoiava irrestritamente o governo golpista. Bastou votar não como o governo queria para serem exoneradas suas “melancias”. A resposta do parlamentar veio em seguida, ao acusar  Temer de ter transformado o governo em um “balcão de negócios”.

Trata-se, na verdade, de uma briga de compadres. Enquanto tudo ia bem, qualquer indicação era aceita, mas bastou uma discordância para os ânimos se exaltarem. E fica bem claro que as nomeações não são por aptidão ao cargo, mas sim pelo apoio incondicional. É a velha e carcomida política com p minúsculo, que o governo Temer segue a todo vapor.

Por mais que tente enganar no exterior, as notícias provenientes do Brasil circulam nos países onde Temer esteve  ou esta vendendo as suas cascatas enganadoras. É preciso deixar claro que o ocupante do Palácio do Planalto não representa os brasileiros. E quando conta as mentiras tem por objetivo apenas continuar entregando o que ainda resta das riquezas nacionais, aprofundando tão somente o que já foi iniciado nos anos 90 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Aliás, falando em FHC, fica também claro que o ex-presidente está percebendo o fim próximo de quem ele apoiou desde o início e pede  agora a renúncia, como se fosse possível um ato de grandeza de Temer. Trata-se do também velho esquema oportunista.

Outro exemplo de como  políticos carreiristas estão se desentendendo vale citar a recente declaração do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Jorge Picciani, apoiador de longa data do governador Luiz Fernando Pezão, acabou de afirmar que só o impeachment de Pezão ou uma intervenção federal solucionará a grave crise falimentar que atravessa o Estado.

É o típico comportamento dos ratos que correm dos navios quando percebem que está afundando. Quantos pedidos de impeachment o próprio Picciani não deu andamento? Como Pezão está sendo acusado de ter recebido também propina e sua situação pode se agravar, nada melhor do que abandonar o barco, como tenta agora Picciani..

Resta saber como vão se comportar os parlamentares federais, ou seja, abandonam o barco de Temer ou vão tentar conseguir mais boquinhas para defendê-lo? O tempo dará a resposta. Enquanto isso, quem sofre é o povo brasileiro.

Edição: ---