Inverno

Consumir alimentos ricos em vitamina C ajuda a fortalecer imunidade

Com a chegada do inverno é preciso preparar o nosso corpo para evitar doenças características desse período

Radioagência Brasil de Fato | São Paulo (SP)

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Kiwi, laranja, morango são algumas das frutas que contém vitamina C / Divulgação

Com a chegada do inverno, a estação mais seca e fria do ano, é preciso preparar o nosso corpo para evitar doenças características desse período, como o resfriado. A vitamina C pode ser uma aliada no fortalecimento das defesas do nosso organismo.

Fundamental para a saúde humana, ela participa do processo de formação do colágeno que compõe tecidos, cartilagens e ossos do nosso corpo.

Patrícia Jaime professora de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, conta que por ter uma função antioxidante, a vitamina C ajuda na elevação dos radicais-livres, contribuindo para o sistema imunológico. "Ela também atua na formação dos glóbulos brancos, por isso é conhecida como sendo a vitamina que fortalece a defesa do corpo".

O consumo da vitamina C é normalmente associado ao tratamento da gripe. Mas a nutricionista alerta que a eficácia ocorre mesmo na prevenção. Patrícia aponta que não há comprovação científica de que  ela ajuda quando a pessoa já está doente."A vitamina tem papel na prevenção de doenças e como tal deve fazer parte da dieta habitual das pessoas compondo uma alimentação saudável e variada", explica a especialista.

Não há contradição com relação à quantidade de consumo. Isso porque todo o excesso da vitamina é eliminado sem danos pela urina. Patrícia destaca as principais fontes de vitamina C na alimentação."Caju, goiaba, laranja, kiwi, manga, mamão e morango, quando consumidos em porções habituais já nos garante a quantidade de vitamina C por dia, que varia entre 75 a 90 miligramas."

Outro papel importante dessa vitamina é o fato de ela melhorar a absorção do ferro no corpo humano. "Uma boa dica é combinar alimentos fontes de vitamina C e outros ricos em ferro nas refeições como almoço e jantar. O ferro é abundante em comidas como feijão, lentilha, ervilha e legumes.", completa. 

 

 

Edição: Camila Maciel (Site | Radioagência)