Representatividade

Mostra em Brasília exibe filmes nacionais dirigidos por mulheres negras

Programação traz produções recentes e também da pioneira Adélia Sampaio, da década 1980

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Cena do filme Kbela, dirigido por Yasmin Thainá
Cena do filme Kbela, dirigido por Yasmin Thainá - Reprodução

Uma mostra de filmes em Brasília (DF) vai apresentar um panorama da produção cinematográfica de diretoras negras no cinema brasileiro. O evento ocorre na Caixa Cultural e começa nesta terça-feira (4).

Continua após publicidade

A programação vai até o dia 11 de julho e apresenta uma retrospectiva que começa com a pioneira Adélia Sampaio. Considerada a primeira negra a dirigir um longa-metragem no Brasil, foi responsável por filmes como "Amor Maldito" (1984), primeiro filme lésbico nacional.

A cineasta Adélia Sampaio na gravação de um dos filmes (Foto: Arquivo Pessoal/Adélia Sampaio)

Além de Sampaio, Carmen Luz, Sabrina Fidalgo, Danddara, Lilian Solá Santiago, Yasmin Thainá e Renata Martins são alguns dos destaques da programação. A mostra Diretoras Negras no Cinema Brasileiro é composta por 46 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens de ficção e documentário. As produções audiovisuais têm como temática o racismo, o empoderamento da mulher e a herança cultural africana.

Além da projeção dos filmes, a mostra inclui também debates com diretoras e críticas de cinema. Nesta terça-feira (4), as cineastas Flora Egécia e Edileuza Penha de Souza debatem as perspectivas e as transformações da mulher negra no cinema nacional. No sábado (8), as cineastas Viviane Ferreira e Letícia Bispo abordam a historiografia que conta o percurso das diretoras negras no cinema brasileiro.

A programação completa pode ser conferida neste link.

Falta de representatividade

O Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), constatou em um estudo que nenhum dos filmes brasileiros de maior bilheteria entre 2002 e 2014 foi dirigido por uma mulher negra.

A pesquisa analisou os 20 lançamentos nacionais de maior bilheteria em cada ano quanto à cor e gênero de atores, diretores e roteiristas. Entre os filmes analisados, 84% dos diretores são homens brancos, 14% são mulheres brancas e 2% são homens negros.

Edição: Rafael Tatemoto (Site) | Camila Salmazio