Intimidação

Reintegração de posse ameaça famílias do MST em Capela de Santana (RS)

Área ocupada pelo movimento foi abandonada pelo Estado há cerca de três anos

Radioagência Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Batalhão de Operações Especiais em frente a ocupação na manhã de terça-feira (4)
Batalhão de Operações Especiais em frente a ocupação na manhã de terça-feira (4) - Catiana Medeiros

Famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que ocupam uma área abandonada pelo Estado no município de Capela de Santana, no Rio Grande do Sul, receberam notificação de reintegração de posse na manhã desta terça (3). As famílias denunciam que estão sendo intimidadas pelo Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar desde sexta-feira (30), quando tornou-se constante a presença de policiais em frente à ocupação e de helicópteros sobrevoando a área.

A área, de aproximadamente 150 hectares, foi ocupada no final de 2016. Segundo os sem-terra, lá funcionava a Escola Estadual de Ensino Profissional Unidade Capela de Santana, mas o local estava abandonado há mais de dois anos quando ocorreu a ocupação. Hoje cerca de 70 famílias vivem no acampamento, onde cultivam hortaliças, aves e suínos.

Conforme os acampados, a polícia ronda o local, inclusive com helicóptero, desde a última sexta e as famílias que saem para trabalhar estão sendo proibidas de retornar ao acampamento. 

De acordo com os sem-terra, integrantes do batalhão teriam informado sobre a possibilidade de o despejo da ocupação ser realizado ainda na manhã desta terça-feira (4). 

*Com informações de Catiana Medeiros

Edição: Mauro Ramos