Condenação

Movimentos e centrais marcam atos em todo o país em defesa de Lula; confira agenda:

Movimentos populares e centrais sindicais, encabeçados pela Frente Brasil Popular, fazem atos em pelo menos três cidades

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Ex-presidente Lula participa de ato no Ceará
Ex-presidente Lula participa de ato no Ceará - Ricardo Stuckert

Atualizada às 18h24, para acréscimo de informações

Continua após publicidade

Após a divulgação da sentença deferida pelo juiz de primeira instância Sergio Moro, que condena o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá, no litoral sul de São Paulo, movimentos populares e centrais sindicais, encabeçados pela Frente Brasil Popular, organizam atos em pelo menos cinco capitais: São Paulo, Brasília, Salvador, Porto Alegre e Belo Horizonte. A cidade de Maringá, no Paraná, e São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, também confirmaram mobilizações.

Na capital paulista, o ato está marcado para as 17h, em frente ao MASP (Museu de Arte de São Paulo), tradicional ponto de manifestação da cidade. Na chamada do ato, os movimentos utilizam palavras de ordem como “Contra o golpe!”, “Contra o fascismo!” e “Contra as prisões arbitrárias!”.

Em Recife, ato ocorrerá às 19h no Sindicato dos Bancários, na Av. Manoel Borba, com a presença do economista Luiz Gonzaga Belluzzo. 

Em Brasília, o “Ato em da militância em solidariedade ao Companheiro Lula”, acontecerá no auditório da Central Única dos Trabalhadores (CUT) local, a partir das 18h. 

Já em Salvador, a chamada para o evento, que acontece neste momento, no Campo da Pólvora, na região do bairro de Nazaré, conclama “todos os partidos de esquerda, centrais sindicais, sindicatos, militantes, movimentos sociais e populares a se fazerem presentes em frente ao fórum Rui Barbosa” para “Ato de solidariedade em defesa do ex-presidente Lula”. 

Em Porto Alegre, ato será realizado à partir das 17h30 em frente à sede do PT, na  Rua General Lima e Silva, 140, no Centro Histórico da cidade.

Em Maringá, no Paraná, a mobilização ocorre às 18h, em frente à sede da Justiça Federal na cidade.

A partir das 18h, o auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, uma plenária em solidariedade ao ex-presidente Lula. Na reunião, os movimentos também preparam um grande ato nacional, que aconteceria na próxima quinta-feira (13).

Em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, movimentos populares organizam um ato às 17h, em frente ao Terminal Urbano, na rua Pedro Amaral, no centro da cidade.

No Mato Grosso o ato será na capital, Cuiabá, às 19h, na Central Única dos Trabalhadores (CUT), na Rua São Benedito, 874.

O ato na Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Ceará, em solidariedade a Lula, será nesta quinta-feira (13), na sede do sindicato à rua Solon Pinheiro, 915.

Edição: Vanessa Martina Silva