Lula

“Jamais se conformaram com presidente de origem popular”, afirmou Belluzzo

Sindicatos e CUT promoveram atividade na noite dessa quarta-feira (12), no Recife

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Decisão sobre condenação de Lula foi anunciada um dia depois de votação da reforma trabalhista no Senado
Decisão sobre condenação de Lula foi anunciada um dia depois de votação da reforma trabalhista no Senado - Ricardo Stuckert | Instituto Lula

No mesmo dia em que o juiz federal de primeira instância Sérgio Moro condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e meio de prisão, sindicatos de Pernambuco realizaram um ato de solidariedade ao ex-presidente, no Recife. Para o economista e professor Luiz Gonzaga Belluzzo, presente no ato, a condenação de Lula é a expressão de uma "estratégia das classes dominantes brasileiras, que jamais se conformaram com um presidente de origem popular e operária".

Para Belluzzo, a aprovação da reforma trabalhista no Senado um dia antes da divulgação da condenação de Lula "não é uma coincidência, é uma conjunção de forças que se movimentaram contra as políticas que levaram o Brasil a diminuir a desigualdade. A hostilidade e essa tentativa de reforma trabalhista é uma forma de se fazer uma regressão, e a condenação do Lula é simbólica nesse sentido".

Ele salienta que a imagem de Lula como um presidente oriundo das classes populares "não entra no repertório das classes dominantes e dirigentes no Brasil". "Nós estamos vivendo um momento em que nós que, digamos, acalentamos esse projeto da igualdade, do avanço social, nós temos que nos mobilizar de verdade. E fazer isso com persistência, porque não adianta fazer um dia e depois sumir nos temos que nos organizar, nos mobilizar", avalia Belluzzo, que foi consultor de órgãos nacionais e internacionais e assessor do deputado constituinte Ulisses Guimarães.

Para a deputada estadual e vice-presidente do PT em Pernambuco, Teresa Leitão, que estava presente no ato realizado na sede do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, o anúncio da condenação de Lula nesta quarta-feira (12) também não foi uma coincidência, mas uma estratégia de consolidação do golpe. A parlamentar chama ainda a atenção para as votações que acontecem atualmente no Congresso.

"O fato de ter sido logo após a reforma trabalhista indica que há uma verdadeira orquestração, porque não só a reforma trabalhista que foi votada na terça, como também na quarta na CCJ está a votação da admissibilidade da abertura do processo contra Temer. Se foca em Lula, porque se desvia a atenção do perigo que está ocorrendo no Congresso Nacional. A condenação de Lula não foi feita por um juiz, foi feita por um militante político que está dando lado à Justiça. Depois de três anos investigando uma questão na qual ele não conseguiu recolher uma prova sequer, condena Lula em meio a todo esse processo pra que haja realmente um desvio de foco e o golpe siga prosperando", afirma a deputada. 

Lula foi condenado por Moro, em sentença de primeira instância nessa quarta-feira (12), pelos pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em investigação da Operação Lava Jato. O ex-presidente é acusado de supostamente ter recebido um apartamento tríplex no Guarujá, litoral paulista. Da decisão de condenação de Lula cabe recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

O ato de solidariedade ao ex-presidente Lula no Recife foi realizado pelos Sindicatos dos Urbanitários, dos Bancários e dos Metalúrgicos, e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Edição: Monyse Ravenna