MÚSICA

Plataforma online mapeia rodas de samba no Rio de Janeiro

Qualquer pessoa pode acessar e fornecer informações sobre as rodas de samba da cidade e região metropolitana

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ)

,
De acordo com dados levantados pelo Instituto Pereira Passos, aproximadamente 150 rodas de samba estão em atividade no Rio / Divulgação

Para quem tem dúvida de como encontrar uma roda de samba no Rio de Janeiro, agora pode acessar o Mapa Participativo das Rodas de Samba pelo computador, celular ou tablet. A ferramenta, de fácil manuseio, apresenta a localização e a frequência das rodas na cidade e região metropolitana. Qualquer pessoa pode acessar e fornecer informações, basta preencher os dados e tirar uma foto.

A plataforma foi desenvolvida a partir de uma parceria entre o Instituto Pereira Passos (IPP), Secretaria Municipal de Cultura e a Rede Carioca de Rodas de Samba. No ar há uma semana, tem cerca de 20 rodas de samba mapeadas. A ideia é que o número aumente a partir da divulgação da ferramenta. De acordo com dados levantados pelo IPP, aproximadamente 150 rodas de samba estão em atividade no Rio.

“Essa é uma iniciativa que insere o Rio em uma lógica mundial, que é de construir ferramentas participativas. Esse mapa também é uma forma de divulgar informações e contribuir para a preservação do samba”, explica João Grand Junior, geógrafo do IPP.

O mapa pode ser acessado através do link. Para João, além de mostrar informações para quem quer saber mais sobre as rodas de samba, a plataforma também é uma forma de colocar as rodas como protagonistas. “Existe um universo do samba que acontece o ano todo e vai muito além do carnaval e das escolas de samba. O mapa ajuda a mostrar que essa cena cultural existe de forma independente”, conclui.

Edição: Vivian Virissimo