Paraná

Curitiba

Mostra Ebulição Marginal homenageia Carolina de Jesus; confira mais dicas culturais

Confira mais dicas culturais para os próximos dias

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
O tema “Mulheres à margem resistem” explica a conexão da Mostra com a trajetória de Carolina de Jesus
O tema “Mulheres à margem resistem” explica a conexão da Mostra com a trajetória de Carolina de Jesus - Divulgação

A escritora brasileira Carolina Maria de Jesus é a homenageada da mostra Ebulição Marginal de 2017, que ocorre entre 7 a 12 de agosto. Apesar de ser nascida numa comunidade rural em Sacramento, Minas Gerais, foi em uma favela de São Paulo que Carolina viveu o que escreveu. A catadora de materiais reciclados registrou no livro “Quarto de Despejo” o cotidiano do povo pobre, os conflitos, o trabalho, a fome.

O tema “Mulheres à margem resistem” explica a conexão com a trajetória de Carolina de Jesus. A programação da Mostra prevê rodas de leitura e de conversa, cinedebate, oficina cultural, mesa redonda, curso de formação, exposições, intervenções urbanas, varal de rima, sarau.

Em cada atividade, mulheres apresentam suas artes e saberes. A ação é organizada pelo grupo Canô Produções.

Onde: No Centro da Juventude Eucaliptos, rua Pastor Antônio Pólito, 2200, Alto Boqueirão; e na Casa da Leitura Wilson Bueno, Portão Cultural, Av. Rep. Argentina, 3430 - Água Verde.
Quanto: Gratuito.

Confira mais dicas culturais para os próximos dias: 

Cultura indígena no Pavilhão Étnico 
O quê: Três aldeias da Região Metropolitana estarão representadas – Kakané Porá, Tupã Nhe’e Kretã e Araca’i nas atividades do Pavilhão Étnico. Os povos indígenas farão apresentação de danças, exposição e venda de artesanatos e comidas típicas. Também haverá exposições de fotografias, recortes de jornais, reportagens e desenhos de crianças indígenas. A ação é organizada pela prefeitura de Curitiba. >> Mais informações aqui
Quando: 6 de agosto, domingo, das 11h às 15h.
Onde: Memorial de Curitiba, Rua Claudino dos Santos, 79, São Francisco.
Quanto: Entrada franca. 


Foto: Cido Marques

 

Berço das Almas
O quê: O espetáculo é baseado em uma comédia romântica dos anos 30. No enredo, uma família desajustada é comandada por duas irmãs velhinhas que recebem em sua casa hóspedes cavalheiros e solitários atraídos por anúncios de quartos para alugar. As senhoras costumam envenenar os hóspedes para que não sofram mais com a solidão. As cenas de humor são encadeadas pelos seus três sobrinhos, nada convencionais.
Quando: 4, 5 e 6 de agosto, sexta, sábado e domingo, às 19h.
Onde: Teatro SESI Portão, Rua Padre Leonardo Nunes, 180, Portão.
Quanto: R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia.

 


Foto: Leco de Souza

4º Ilha do Mel Jazz Festival
O quê: O festival vai reunir, ao longo dos finais de semana de agosto, gastronomia, yôga, praia, artes, discotecagem, oficinas, além de mutirão de limpeza da ilha. >> Mais informações aqui
Quando: O festival ocorrera de sexta a domingo, nos finais de semana de agosto.
Onde: Nova Brasília e Encantadas, Ilha do Mel, litoral do Paraná.
Quanto: Gratuito. Para saber mais, acesse a página do Facebook: Ilha do Mel Jazz Festival.


Cursos gratuitos de arte para crianças e adolescentes
O quê: O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) está com matrículas abertas para as oficinas do segundo semestre. São oficinas de Desenho, Modelagem, Mosaico e Pintura que despertam o interesse das crianças e dos adolescentes para a arte, estimulam a imaginação e a criatividade. Ainda há vagas para o período da manhã, das 8h30 às 11h30, e para o período da tarde, das 14h às 17h. As aulas são gratuitas e destinadas a crianças e jovens de 6 a 17 anos. Para mais informações, ligue (41) 3323-5643
Matrícula: Para efetuar a matrícula em qualquer um dos cursos é necessário que o responsável pela criança ou adolescente compareça ao CJAP com a fotocópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade e uma foto 3x4 de quem irá frequentar as aulas.
Onde: Centro Juvenil de Artes Plásticas, Rua Mateus Leme, 56 - São Francisco, em Curitiba.
Quanto: Aulas gratuitas.

Edição: Ednubia Ghisi