Coluna

O lucro contra sua saúde

Imagem de perfil do Colunistaesd
Estatísticas mostram que mais de metade da população brasileira adulta está acima do peso recomendado
Estatísticas mostram que mais de metade da população brasileira adulta está acima do peso recomendado - SXC/CreativeCommons
Na América Latina são mais de 140 milhões de obesos

A obesidade é um dos principais problemas de saúde no século XXI. Estatísticas mostram que mais de metade da população brasileira adulta está acima do peso recomendado. Desta, quase 50% são considerados obesos. Na América Latina e Caribe são mais de 140 milhões de obesos. O alerta não se dá por questões estéticas, mas por saúde e qualidade de vida. O problema precisa da atenção e cuidados dos governos e das famílias.

Se há algumas décadas a fome e a desnutrição estavam entre os principais problemas do nosso país, hoje precisamos enfrentar o excesso do peso, um mal que tem forte raiz na alimentação pouco balanceada, em geral rica em carboidratos como pão, massas e alimentos que em geral contêm açúcar.

Fiz esta introdução para ressaltar mais uma irresponsabilidade do Congresso Nacional e do Governo Temer. Sem nenhum pudor, ambos aprovaram a liberação de medicamentos emagrecedores vetados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA e proibidos em vários países. Isso mesmo. O Congresso que derrubou a Presidenta Dilma Rousseff sem que ela tenha cometido crime, e que tem aprovado ataques aos direitos dos trabalhadores como a Reforma Trabalhista, mais uma vez atua contra a saúde da população.

Tais medicamentos, feitos à base de anfetaminas, estão proibidos no Brasil desde 2011, por conta dos riscos envolvidos no seu uso. Em Junho passado o Congresso ignorou o perigo e aprovou a Lei e Temer sancionou, liberando o que há poucos meses era proibido pela ANVISA. A agência, contudo, mantém a orientação pela proibição.

Qual interesse do Congresso e do Governo Temer na aprovação de tais medicamentos? Atender a Indústria Farmacêutica? Se os possíveis riscos para as pessoas são reconhecidos por todos, por que liberar tais substâncias?

O fato é que a Indústria farmacêutica ganha muito dinheiro com isso, apostando em medidas supostamente fáceis, mas de eficácia duvidosa. Ela, a Indústria, lucra muito e segue financiando campanhas de deputados que aprovam tais liberações, por isso tem preocupação zero com a saúde do povo. O que vale para eles são, unicamente, os interesses comerciais.

Como sabemos, perder peso não é fácil e exige esforço. Cuidados alimentares e bons hábitos físicos são o melhor caminho para vencer a obesidade. Pode ser mais lento do que desejamos, mas, certamente não nos traz riscos à saúde e nos põem verdadeiramente no caminho de um bem-estar.

Edição: ---