Podcast

Projeto do MST dá aula prática de agroecologia a estudantes de Maricá

Iniciativa também prevê a manutenção de hortas agroecológicas em cinco escolas do município

Ouça o áudio:

Estudantes da rede pública participam da primeira colheita da Unidade Agroecológica de Maricá
Estudantes da rede pública participam da primeira colheita da Unidade Agroecológica de Maricá - Divulgação
Iniciativa também prevê a manutenção de hortas agroecológicas em cinco escolas do município

Uma, duas, três…. Nove caixas de couves. E não foi qualquer couve, foi couve sem veneno, colhida por estudantes das escolas municipais de Maricá, na região metropolitana do Rio. A primeira colheita da Unidade Agrecológica foi destinada ao hospital municipal Conde Modesto Leal.

A produção é fruto de uma parceria entre a prefeitura de Maricá e a Cooperar, uma cooperativa ligada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Felinto Procópio, o Mineirinho, da Coordenação Nacional do movimento, conta que a horta comunitária, localizada no bairro Manu Manuela, possui 30 mil metros quadrados.

Continua após publicidade

“Os plantios são feitos dentro do sistema chamado sintrópico, onde você faz o plantio consorciado, há canteiros que tem couve, alface, beterraba, outros, couve, alface, rúcula, sempre consorciados dois tipos de hortaliças”, destaca.

Continua após publicidade

Ele explica que a horta foi criada também para ter uma função pedagógica, por isso o envolvimento das crianças com o projeto. Desde o início do plantio, alunos da rede municipal visitam a unidade piloto.

Continua após publicidade

“É um momento bonito, de participação, o impacto que dá nas crianças, de ter esse contato com a plantação, com as hortaliças, com o manejo das pragas, perceber isso no dia a dia. Isso causa um impacto muito legal nas crianças e nos professores também”, acrescenta.

O convênio entre a Cooperar e a prefeitura inclui também a assistência técnica e o trabalho pedagógico na manutenção de hortas agroecológicas de menor porte em cinco escolas e também em um centro de atenção psicossocial do município. O coordenador de educação ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Maricá, Marcos Antônio Lacerda, fala sobre como o projeto pretende formar um consumo consciente.

Continua após publicidade

“Dentro de uma proposta de sustentabilidade, uma das vias é passar por uma produção de alimento saudável, sem agrotóxicos, orgânicos. Então, isso é de um valor imenso em termos ambientais. Queremos passar esses valores para as crianças. E estamos programando também para visitar os locais de produção de onde vem a merenda escolar, para as crianças fazerem esse link”, afirma.

Continua após publicidade

As próximas colheitas da Unidade Agroecológica vão continuar sendo entregues em equipamentos públicos da cidade de Maricá, como unidades de saúde e creches, sempre com a ajuda dos estudantes.

Edição: Vivian Virissimo