Articulação

No Dia da Juventude, jovens de várias regiões de Pernambuco ocupam as ruas do Recife

A ação foi organizada pelo FOJUPE e reuniu movimentos populares do campo e da cidade

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A ação é organizada pelo Fórum de Juventude Pernambucana (Fojupe), que reúne diversas organizações e movimentos populares
A ação é organizada pelo Fórum de Juventude Pernambucana (Fojupe), que reúne diversas organizações e movimentos populares - Brasil de Fato PE

Mais de 1500 Jovens de todo o estado de Pernambuco se reuniram na Praça 13 de Maio, no centro do Recife, com destino à Avenida Conde da Boa Vista, em ato político e cultural alusivo ao Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto. A atividade teve concentração às 15h desta sexta-feira (11) e trouxe como principais pautas: o combate às reformas do governo Michel Temer; a luta contra o extermínio da juventude negra, contra o feminicídio e à homofobia; a agroecologia; a territorialidade e a mobilidade dos jovens.  

A ação é organizada pelo Fórum de Juventude Pernambucana (Fojupe), que reúne diversas organizações e movimentos populares. Segundo Gleybson Maciel, secretário de juventude da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), a juventude trabalhadora, ou que muitas vezes ainda não adentrou no mercado de trabalho, tem grandes desafios a serem superados contras as medidas do governo Temer de terceirização, reformas da previdência e trabalhista: “Esses espaços são importantíssimos para que a juventude possa debater e construir esses processos de novos desafios que se apresentam para toda a sociedade”. 

As pautas dos jovens camponeses também estiveram presentes no ato. De acordo com Rodrigo Silva, militante da Pastoral da Juventude Rural (PJR), o desafio da juventude camponesa, nesse momento político de retrocessos para o povo do campo e de retirada de direitos da juventude, é denunciar as medidas do governo ilegítimo de Michel Temer e as consequências do agronegócio para os trabalhadores rurais. “A gente está nesse espaço para denunciar esse sistema de desenvolvimento econômico capitalista e do machismo, que nos matam a cada dia, e para ressaltar a importância da agricultura familiar”, completa. 

Para Louise Xavier, do Levante Popular da Juventude, os jovens do Brasil têm grandes desafios nesse período de perda de direitos, desmonte da educação e sucateamento das universidades e escolas públicas. “Com a jornada de lutas pela educação da UNE, nós do Levante Popular da Juventude construímos um ato com a juventude pernambucana, do sertão ao litoral, do campo e da cidade, com o objetivo de levantar propagandear essas bandeiras, lançando a campanha ‘Ocupe Educação’, declara. Ainda de acordo com Louise, esse momento político exige a participação do povo brasileiro: “Nossa saída é povo organizado. Alcançando a unidade através Frente Brasil Popular, a juventude vem avançando e não aceitará as medidas impostas por esse governo golpista”, conclui.

Edição: Monyse Ravena