Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Minas Gerais - 12/08/17

Luta estudantil pela conquista do passe livre é um dos destaques do nosso programa

Belo Horizonte |

Ouça o áudio:

Hidrelétricas mineiras seguem sob risco de privatização!
Hidrelétricas mineiras seguem sob risco de privatização! - Arte: Gabi Lucena

Na edição desta semana o Programa Brasil de Fato fala sobre a situação da educação superior no país. Em Minas Gerais, até mesmo a maior universidade do estado, UFMG, enfrenta crise financeira. Se não for liberado o restante do orçamento destinado para a instituição para este ano a UFMG corre o risco de não conseguir liquidar com as dívidas do próximo mês.

Luta pela garantia do passe livre estudantil é um dos destaques desta edição! Projeto de lei que pode garantir gratuidade total para os alunos da rede fundamental, médio, superior e de jovens e adultos pode ser votado a qualquer momento na Câmara Municipal. Estudantes articulam pressão popular e mobilização para aprovação da proposta.

A ANEEL retomou nesta semana o processo de leilão de 4 usinas mineiras: Jaguara, São Simão, Miranda e Volta Grande. Juntas as 4 hidrelétricas correspondem a 50% da energia gerada no estado. Caso a venda aconteça, a conta de luz pode aumentar em até 3 vezes. Além disso perda das usinas para empresas privadas pode levar à CEMIG a privatização total. 

Edição: Minas Gerais