Polêmica

"Meu maior título é ver cada vitória do povo", diz Lula sobre Honoris Causa

“Nunca tive diploma mas sou o presidente com mais títulos de Doutor Honoris Causa”, afirmou ex-presidente 

Brasil de Fato* / Cruz das Almas (BA) |
“O estudo é a garantia de independência, principalmente para as mulheres", disse Lula.
“O estudo é a garantia de independência, principalmente para as mulheres", disse Lula. - Mídia Ninja

No segundo dia da sua Caravana pelo nordeste, em um ato realizado nesta sexta-feira (18), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a decisão que proibiu sua condecoração com o título de Doutor Honoris Causa pelo reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

A decisão do juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10ª Vara Federal em Salvador, foi resposta à ação popular do vereador Alexandre Aleluia (DEM). O magistrado acatou o pedido apresentado pelo líder do DEM na Câmara Municipal da capital e considerou que a caravana de Lula, intitulada "Lula pelo Brasil", poderia influenciar "manifestações ruidosas do réu". 

A decisão foi derrubada no início dessa tarde, mas Lula não chegou a receber o título, apenas participou de uma reunião na reitoria da UFRB no começo do dia, e depois seguiu para o ato no centro da cidade, localizada no Recôncavo Baiano.

De cima de um carro de som cercado por centenas de pessoas, Lula destacou o fato de, mesmo sem formação universitária, ser o ex-presidente com mais títulos de Doutor Honoris Causa do país. 

“Eu não pude receber o título, mas o meu maior título é ver cada vitória do povo. Fiquei sabendo aqui da história de uma menina filha de quilombolas, que está fazendo doutorado. Quando ela tirar o título de doutora esse vai ser o meu título também”, afirmou, para o público emocionado.

O ex-presidente ressaltou ainda a importância da educação para a emancipação dos brasileiros.

“O estudo é a garantia de independência, principalmente para as mulheres. As mulheres precisam estudar para arranjar empregos e não dependerem financeiramente dos maridos”, afirmou.

A UFRB, segunda universidade federal da Bahia, foi inaugurada em 2011 e tem seus campi em seis cidades do Recôncavo Baiano. A construção da universidade teve início em 2005, a partir da Lei 11.151 de 29 de julho do mesmo ano, sancionada pelo então presidente Lula. 

O processo de construção da UFRB contou com intensa mobilização popular dos moradores do Recôncavo, e foi responsável por uma grande mudança socioeconômica na região. Entre os anos de 2012 e 2015, o número de vagas de ensino superior ofertadas na região Nordeste aumentou em mais de 1,6 milhão, segundo dados do Censo Escolar divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

Em sua fala no ato, a Senadora e presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffman, destacou a importância da universidade para a região.

"Lula foi o presidente que mais fez pela Bahia e por Cruz das Almas, a prova disso é a UFRB. Por isso, não importa que não deixem ele ganhar o título, o título já é dele", afirmou.

Após o ato, o ex-presidente seguiu para o Festival da Juventude, também em Cruz das Almas, que teve início nesta quarta-feira (16) e acontecerá até este sábado (19). No final do dia, Lula seguirá para a cidade de São Francisco do Conde, onde participará da Colação de Grau de estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

A caravana Lula pelo Brasil se estende até 5 de setembro, quando ex-presidente volta para São Paulo. Lula passará por nove estados do nordeste, onde realizará conversas com prefeitos e governadores da região.

* A cobertura da caravana "Lula pelo Brasil" é realizada por meio da parceria entre Brasil de Fato, Mídia Ninja e Jornalistas Livres.

Edição: Luiz Felipe Albuquerque