Alimentação Saudável

População do Rio terá mais uma opção de consumo de alimentos saudáveis

Produtos Terra Crioula, dos assentamentos e cooperativas do MST, agora vão ter um espaço quinzenal de comercialização

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Comercialização vai funcionar no Espaço Plínio, na Lapa, na região central da cidade
Comercialização vai funcionar no Espaço Plínio, na Lapa, na região central da cidade - Pablo Vergara

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST, inaugurou nesta semana, no Rio de Janeiro, um espaço de exposição e comercialização dos produtos da reforma agrária. Localizado na Lapa, no centro da cidade, o espaço  vai funcionar  quinzenalmente, às terças e quintas-feiras, para venda da produção de assentamentos e cooperativas ligadas ao MST. Os produtos, variam de frutas, verduras e legumes até fitoterápicos e cervejas artesanais. 

Os produtos e alimentos comercializados no Rio vêm dos 19 assentamentos organizados pelo MST no interior do estado nas regiões  norte, sul e baixada fluminense, além da região dos lagos. A produção desses assentamentos recebe a partir de agora a marca “Terra Crioula”. Durante o lançamento das atividades, Raoni Lustosa, da direção estadual do MST, destacou que o espaço de comercialização é uma pauta histórica para o movimento no estado.

“Hoje a gente consolida a nossa marca estadual Terra Crioula, simbolizada pela fertilidade, diversidade e resistência. Todos os produtos do estado vão passar a receber essa marca. E aqui no Espaço Plínio nós vamos estar quinzenalmente, às terças e quartas-feiras, expondo os produtos para comercialização e consolidando também a cesta da reforma agrária, para que a cidade do Rio de Janeiro tenha acesso a alimentos com qualidade e para que a gente consiga também aumentar o diálogo entre o campo e a cidade”, afirmou.

A proposta, segundo Raoni, é ampliar a distribuição para a região metropolitana do Rio, e para isso, o movimento está construindo um aplicativo para as encomendas. Por enquanto os pedidos podem ser feitos pelo email [email protected] . A comercialização vai funcionar no Espaço Plínio, que fica na Rua da Lapa, nº 107, no bairro da Lapa, na região central da cidade. 
 

Edição: Raquel Júnia